THE ART OF LOSING creditos Susana Pereira foto1 637x323

Coreografia de São Castro

Programa da temporada 2016, estreado a 29 de setembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Créditos fotográficos de Susana Pereira

60' | M/12

 

“The art of losing isn’t hard to master – A arte de perder não é difícil de dominar”. Assim começa um dos mais profundos e melancólicos poemas escritos, em 1976, por Elizabeth Bishop, uma das mais importantes poetisas norte americanas do século XX.
Esta ideia de habilidade especial de se lidar com a perda convoca a uma reflexão sobre a nossa relação com o mundo e a experiência, com a mutabilidade de tudo e o inevitável.
A descrição poética da realidade de se perder algo ou alguém, acontece neste poema de Bishop como cicatrizes em alfabeto visível enfatizando a prática da perda através da sabedoria retirada nestes pequenos ou grandes desastres.
Acredito que há algo de fisicamente intrínseco na perda: cada queda é um ensaio para um qualquer impulso.
A memória e o corpo são os recipientes destas pequenas ou grandes aprendizagens que toda a perda deixa e que servirão de matéria e estudo para a construção desta peça. O simples gesto, ação, reação, emoção e toda a capacidade física que o corpo tem em ser compreendido sem uma narrativa óbvia. São Castro

 

Sobre a autora

São Castro iniciou os seus estudos em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e Teatro, no Porto e licenciou-se na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Fez parte do Balleteatro Companhia, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Como bailarina freelancer trabalhou com a Companhia Paulo Ribeiro, Companhia Olga Roriz, Companhia Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Sofia Silva, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Quorum Ballet / Daniel Cardoso, Tok'Art / André Mesquita, Ka Fai Choy, Tânia Carvalho, Luís Marrafa e Hofesh Shechter / Companhia Instável. Já criou trabalhos coreográficos para a Companhia de Dança do Algarve, Escola de Dança do Conservatório Nacional e, recentemente, para o Projecto Quorum. Em parceria com António Cabrita tem vindo a desenvolver desde 2011 o projecto | ACSC |, do qual "Play False", peça estreada em 2014, recebeu o Prémio Autores 2015 na categoria Dança – Melhor Coreografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Numa coprodução entre a Companhia Nacional de Bailado e Vo’Arte, é cocriadora e intérprete de "Tábua Rasa", juntamente com António Cabrita, Henriett Ventura e Xavier Carmo. Frequentemente, dá aulas e workshops de dança contemporânea.

 

Ficha artística

Coreografia: São Castro
Interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Miguel Santos
Figurinos: Nuno Nogueira
Música original: São Castro
Música adicional: Prelude in C minor BWV 999, J.S. Bach, interpretado por António Cabrita
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Direção de ensaios: Maria João Lopes
Consultoria artística: António Cabrita

 

Crítica

Teresa Serafim, in Espalha-Factos, setembro 2016
"Em diagonal, os bailarinos vão-se perdendo num solo já terminado de Luís Malaquias. Alguns deles vão-se sincronizando nos movimentos. Vão ao chão. Dispersam. A música fica mais agitada, os intérpretes quase que estão em confronto. É uma batalha. “O corpo é a carapaça da forma como vivemos as nossas emoções. É ele que nos leva a esta batalha. Essas batalhas reflectem-se no corpo e ficam como memória”, explica a coreógrafa. Depois, há também a ideia de grupo e de como um indivíduo pode ser testemunha dessa perda." | artigo completo: link, pdf

 

Circulação

Forum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita - Portugal, 29 de abril de 2017
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco - Portugal, 4 de março de 2016
Teatro Sesi, Goiânia - Brasil, 13 de outubro de 2016
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada - Portugal, 30 de setembro de 2016

 

Fotos

THE ART OF LOSING creditos Susana Pereira foto5 500x500

 

Video

 

O projeto The Art of Losing é financiado por

Digital PT 4C V FC Cultura       dgartes vertical cmyk

 

Para entrar em contacto com a produção da Companhia, clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

FaLang translation system by Faboba

Contactos

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

Ed. Academia Almadense

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175,

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Escola - Almada

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 112800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

3CMA cor_horizontal copy