Viagem 232x637 foto Flor Salgueiro 

Fotografia gentilmente cedida por Flor Salgueiro

 

“Não lugar”
Para que haja movimento é necessário aplicar Força sobre um determinado corpo. A Força aplicada depende da massa do corpo que aplica a Força. A Velocidade resultante da interacção entre objetos e ou corpos é variável consoante o ponto onde foi aplicada a Força. Num dado espaço, quanto maior o número de corpos existentes, maior a Probabilidade de interacção entre esses corpos, criação de Força e Velocidade.

 

Sobre a autora
Daniela Andana, atualmente a frequentar o mestrado em Artes Cénicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, é licenciada em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana (2005), e em Dança pela Escola Superior de Dança (2008), tendo concluído o último semestre em Danshogskolan, na Suécia, onde trabalhou com Camilla Ekelof. Na Faculdade de Motricidade Humana participou no Projecto Eurodanse, coreografado por Wayne Mcgregor, com apresentação final na Irlanda, em 2002. Na Escola Superior de Dança, interpretou trabalhos de Rui Horta, Anne Teresa De Keersmaeker, Mercê Cunningham, Marta Graham, Vasco Valenkamp, e trabalhou pessoalmente com Amélia Bentes, Claire Pençak e Ludger Lamers. Participou em workshops/performances com diferentes professores e coreógrafos, dos quais destaca: Cristina Planas Leitão, Hélder Seabra, Filipa Francisco, Margarida Mestre, Teresa Ranieri, Maria José Bernardino, Peter Michael Dietz, Luís Xarez, Amélia Bentes, Stephan Jurgens, Arlett Huntz, Will Swanson, e Natalia Timonaeva. Como bailarina, interpretou peças infantis entre 2006 e 2011. Em 2010 entrou na Companhia de Dança de Almada como bailarina profissional, onde se mantém até ao momento. Como coreógrafa, criou “Para Além da Imagem” (2009) e “Acasos” (2011). Em 2011 foi co-autora da peça “Galileu”, com Beatriz Rousseau, estreada na programação da 19ª. Quinzena de Dança de Almada, e apresentada em Sesimbra, Lisboa, Coimbra e Zagreb.

 

Ficha artística
Coreografia: Daniela Andana
Texto: Nitin Sawhney
Interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Miguel Santos e Nuno Gomes
Seleção e edição musical: Daniela Andana

 

"Nautilus"
Olho-te ao longe, acima da linha do horizonte, e prendo-me na ideia de que um dia aprisionarei a tua essência num pequeno frasco de vidro.


Sobre o autor
Bruno Duarte iniciou os seus estudos em Dança com os professores Nuno Carvalho (Hip hop) e Cláudia Cardoso (Dança Moderna), em Leiria. Em 2009 ingressa na Escola Superior de Dança, em Lisboa, na qual se licenciou em 2012. Durante o curso ingressou também na ArtEz - Institute for the Arts (Holanda), com o programa Erasmus. Profissionalmente dançou como bailarino freelancer e como bailarino de Companhias, destacando as peças "displaced episodes" de Margarida Belo Costa para a BoxNova do CCB; "Casa do Rio" e "Muito Chão" de Benvindo Fonseca, "Todo para sempre é agora" de Ricardo Ambrózio, "Re-ligações" de Rita Judas e "Jogos de Letras" de Nuno Gomes, todas para a Companhia de Dança de Almada; "Swan Lake" de Daniel Cardoso para o Quórum Ballet, "Step One" de Margarida Belo Costa para o Centro Cultural das Caldas da Rainha. Foi co-produtor e intérprete nas vídeo-danças "P43", apresentada na 20ª Quinzena de dança de Almada e ".5" apresentada em países como Portugal, Bélgica, México, Brasil, Alemanha, entre outros e tendo ganho, no festival InShadow (Portugal), o prémio de melhor vídeo-dança em concurso - escolha do público. Como criador, apresentou já as peças "someone else ago", para Boxnova do CCB, "metamorfose" para a Culturgest, "overflow" para a EPC Dance Company e "Riot" para a Companhia de Dança de Almada. Atualmente, integra a Companhia de Dança de Almada, e é professor na Ca.DA Escola.

 

Ficha artística
Coreografia: Bruno Duarte
Interpretação: Beatriz Coutinho, Carlota Sela, Inês Coimbra, Íris Fonseca, Luana Correia, Lúcia Salgueiro, Maria Inês Costa, Mariana Dias, Mariana Gaspar, Rita Pires, Sara Duarte e Teresa Ramos, alunas da escola da Companhia de Dança de Almada
Seleção e edição musical: Bruno Duarte
Cenografia e adereços: Bruno Duarte e intérpretes

 

Figurinos: Vanessa Monteiro
Assistente de coreógrafos: Maria João Lopes

 

Fotos: 

Viagem 200x200

 

60' | M6

FaLang translation system by Faboba

Contactos

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

Ed. Academia Almadense

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175,

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Escola - Almada

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 112800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

3CMA cor_horizontal copy