O Fisico_foto_02_creditos_Pedro_Soares

Olhando para o nome do bailado, poder-se-ia supor que se trata aqui de um físico particularmente brilhante como personagem principal. Mas as palavras enganam e os seus significados mudam. "Físico", num passado próximo, era a palavra que designava o médico, aquele que tratava das dores físicas do corpo.

Inspirado no livro “O Físico Prodigioso” de Jorge de Sena, "O Físico" tem por base as relações existentes entre seis personagens, aquilo que as une e separa. O bailado desenrola-se num mundo onde o puro e inocente, e o devasso e indecente culminam, para narrar a dualidade da novela que o Mestre escreveu.

 

Sobre o autor

Luciano Fialho nasceu em Lagos, em 1988, cidade onde iniciou a prática no Teatro, com Bernadete Bishop, em 2002. Em 2004 juntou-se ao Grupo Experimental de Teatro de Lagos onde desenvolveu trabalho performativo, sobretudo de rua, itenerando por Portugal com vários espectáculos. Foi aqui que Luciano criou “Guardiãs” - a sua primeira performance de rua - para o Festival dos Descobrimentos. Em 2004, em paralelo com o Teatro, iniciou os estudos de Bailado Clássico com Gwen Franco, participando em vários espectáculos. No ano letivo 2006/07 frequentou e completou o primeiro ano da Escola Superior de Dança, sendo que no ano seguinte entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional. Nesta escola trabalhou com: Margarida Bettencourt, Patrícia Henriques, Freddy Moore, José Luís Vieira, Michael Zavialov, Constança Couto e Cristina Pereira. Em 2009 começou a praticar Dança Aérea (trapézio e tecidos verticais) com Ximen e Liliana. Até à data teve formação pontual com: John Mowat, Kenn Burke, Daniel Cardoso, Sofia Neuparth, Helena Flor e Rita Galo. Em 2010 entrou para a CeDeCe (Companhia de Dança Contemporânea) onde ficou até o seu encerramento. Actualmente dá aulas de Ballet no Centro Cultural de Benfica e é bailarino na Companhia de Dança de Almada, onde teve a oportunidade de coreografar o solo "Diferente dos Outros", em itinerância por Portugal, Croácia e Barcelona. Durante a sua carreira já dançou com: Rui Horta, Benvindo Fonseca, Hugo Vieira, António Rodrigues, Daniel Cardoso, entre outros.

 

Ficha Artística e Técnica

Coreografia: Luciano Fialho

Música: Kimmo Pohjonen, Craig Taborn

Figurinos: Sofia Silva

Confeção de figurinos: Deodata Saião

Interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Carla Jordão, Daniela Andana., Luciano Fialho, Nuno Gomes, Sofia Silva

 

Fotos

O Fisico_foto_01_creditos_Pedro_Soares_qd

 

40' | M12

FaLang translation system by Faboba

Contactos

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

Ed. Academia Almadense

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175,

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Escola - Almada

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 112800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

3CMA cor_horizontal copy