2EAPCA banner 232x637

 

2016

11 a 15 de abril | 11:00 - 12:00 | Ca.DA Centro (Ed. Academia Almadense)

Workshop de Dança Espanhola
Por Maria Franco

A Dança Espanhola carateriza-se pela manutenção de uma postura típica de extensão do tronco, retração e depressão dos ombros, aproximação e depressão das omoplatas, alongamento do pescoço e estabilização da coluna lombar com ligeira flexão dos joelhos. Desenvolve um trabalho intenso dos músculos da postura, fundamentais para o equilíbrio muscular do nosso corpo. Para lá dos benefícios físicos - especialmente no que se refere à melhoria da postura e da consciência corporal – dançar trás vantagens à qualidade de vida em todas as idades, além de ser uma atividade aprazível, que contribui para o combate ao stress do dia a dia.

Maria Franco: Natural de Almada, iniciou a sua formação em dança espanhola com Célia Neves. Frequentou a Escola de Bailado da Fundação Calouste Gulbenkian. Concluiu o curso do Conservatório Nacional, em 1979. Foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura nos Estados Unidos - Nova Iorque. Participou em diversos workshops de Dança Espanhola, Clássica, Contemporânea, Jazz, entre outros, em Portugal e no estrangeiro. Na Escola Superior de Dança, frequentou seminários para professores com Barbara Fewster, Diretora do Royal Ballet School. Tem o diploma da Imperial Classical Ballet School. Em 1990, criou o Grupo de Dança de Almada, atualmente Companhia de Dança de Almada. Em 1998, fundou a escola da Companhia de Dança de Almada, da qual é diretora e professora. Leciona desde 1975.

Destinado a pessoas individuais e membros de associações/instituições seniores, do concelho de Almada | Gratuito (inscrições encerradas) 

 

16 de abril | 15:00 | Auditório Fernando Lopes-Graça

Maratona da Dança

Ao longo da tarde e noite, grupos de dança de vários estilos, idades, níveis e origens estarão reunidos para partilhar o seu trabalho, arte e empenho, e participar em workshops oferecidos pela Organização do evento.

15:00 | Auditório Fernando Lopes-Graça
Apresentações
Ca.DA Escola: “Fadas” (Dança Clássica)
BlackSwan Dance Studios: “Elastic Heart” (Dança Contemporânea)
Ca.DA Escola: “Facing That” (Dança Contemporânea)
Almadança: Excerto “Sem ele não somos ninguém” (Dança Clássica)
Ca.DA Escola: Variação do Cupido de “Dom Quixote” (Dança Clássica)
Ca.DA Escola: Variação da Kitri de “Dom Quixote” (Dança Clássica)
Ca.DA Escola: Variação da Aurora de “Bela Adormecida” (Dança Clássica)
Escola de Dança Next: “Man in Black” (Hip Hop)
Ca.DA Escola: “White Shadow” (Dança Contemporânea)
Espaço Dança Palmira Camargo: “Diamonds” (Dança Jazz)
Ca.DA Escola: “A valsa das horas” (Dança Clássica)
Ca.DA Escola: “Passado recordado, presente mal-tratado, futuro indesejado” (Dança Contemporânea)
Grupo Dança Reticências: “Escuridão” (Dança Contemporânea)
Ca.DA Escola: “Neverland” (Dança Contemporânea)
Escola de Dança Next: “Different & Proud” (Hip Hop)

17:00 – 17:45 | Palco do Auditório Fernando Lopes-Graça
Workshop de Movimento Expressão, com Liliane Viegas
Aula de auto conhecimento e trabalho corporal como forma de fortalecer as bases para um bom desenvolvimento pessoal, aberta a todos os tipos de praticantes a partir dos 11 anos.
Liliane Viegas, professora de Danca, é Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Corporal na privada. Dança Movimento Terapeuta no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa desde 2003.

17:45 – 18:30 | Palco do Auditório Fernando Lopes-Graça
Workshop “Bollywood, a energia e a cor da Índia”, com Pedro Nascimento
Bollywood é o nome dado à indústria de cinema indiano. Aula com energia contagiante pela sua exuberância, adrenalina e com um fantástico movimento corporal, enfatizando movimentos que surgem da fusão de vários estilos de dança clássica e folclórica da Índia, Hip-Hop, Jazz, Afro, Oriental, e muito mais. A música é ritmada e contagiante, as coreografias vibrantes e enérgicas, que leva a incrementar a resistência física e capacidade de coordenação.
Pedro Nascimento, professor de dança há mais de dez anos, iniciou o seu percurso na Salsa. Tem formação em várias áreas dentro dos Ritmos Latinos, Africanos, Jazz, Afrojazz, AfroCubano, Contemporâneo. Iniciou, mais tarde, o seu percurso na dança Bollywood, tendo sido convidado para integrar a organização do Holi Bollywood em Portugal, e a fazer a abertura do programa "Você na TV", com vários grupos de dança sob a sua orientação coreográfica. Como coreógrafo, participou nos programas “Achas Que Sabes Dançar” e "Idolos". É director artístico do grupo de dança “Bollywood Dance - Pedro Nascimento”, que participou no programa “Got Talent Portugal”.

18:30 – 19:45 | Sala Pablo Neruda
Workshop de Dança Contemporânea, Intermédio/Avançado, com Sílvia Nevjinski
Neste workshop, os alunos poderão descobrir os estilos de movimento de dois grandes nomes da dança americana, Paul Taylor e Lar Lubovitch. Depois de um aquecimento completo do corpo,iremos explorar os dois estilos ao aprender pequenos excertos de bailados de cada coreógrafo.
Workshop para quem tem nível intermédio/avançado.
Silvia Nevjinsky, natural de Lisboa, começou a sua carreira em Portugal sendo bailarina do Grupo Experimental de Dança Jazz e depois da Companhia de Dança de Lisboa. Depois de mudar-se para Nova Iorque, apareceu como artista convidada em diversas companhias tais como David Storey Dance Works, Empire State Ballet, Eglevsky Ballet, New American Ballet Ensemble, Downtown Ballet Company e Ballet for Young Audiences. Fez parte da Lar Lubovitch Dance Company durante 4 anos e meio e da Paul Taylor Dance Company durante 10 anos. Dançou bailados coreografados por Rui Horta, Ana Macara, Paulo Ribeiro, Vera Mantero, Marc Bogaerts, Patrice Soriero, Mark Haim, Igal Perry, David Storey, David Parsons, Monica Levy, Cecilia Marta, Ben Harkavy, Patrick Corbin, Lar Lubovitch e Paul Taylor. Tem Mestrado em Dança (Hollins University/ADF).

21:30 | Auditório Fernando Lopes-Graça
Apresentações
Ca.DA Escola: “Paquitas” (Dança Clássica)
Espaço Dança Palmira Camargo: “Maria” (Dança Contemporânea)
Espaço Reyel e Escola de Artes do IFCT: “Legacy” (Dança Neoclássica)
Dance Spot: “Trilhos” (Dança Contemporânea)
Beira Mar Atlético Clube de Almada: “Flamenco Fusion” (Flamenco Contemporâneo)
Ca.DA Escola: Variação da Swanilda de “Copélia” (Dança Clássica)
Ca.DA Escola: Variação do 1º acto de “Giselle” (Dança Clássica)
Dance Spot: “Sal-Capate” (Dança Contemporânea)
Ca.DA Escola: “Dragonfly” (Dança Contemporânea)
Grupo Dança Reticências: “Tempo” (Dança Contemporânea)
Ca.DA Escola: “The Lake” (Dança Contemporânea)
Espaço Dança Palmira Camargo: “Bolero” (Dança Neoclássica)
Grupo Dança Reticências: “Myself” (Dança Contemporânea)
Ca.DA Escola: “Insides” (Dança Contemporânea)
Ginásio Clube Português: “Freedom” (Dança Jazz/Contemporânea)

23:00 |
Final previsto

M/3 | Entrada e participação nos workshops gratuitas, com marcação no próprio dia/hora

 

22 de abril | 21:30 | Cine-Teatro da Academia Almadense

Mujeres del Mar
por Grupo Sentir Flamenco

"Mujeres del Mar" é um bailado inspirado nas gentes do Mar, associado às suas tradições, e à Fé que lhes transmite a força com que enfrentam os desafios marítimos.

O Grupo Sentir Flamenco formou-se em março de 2009 e mantém uma atividade regular, apresentando bailados em vários tipos de eventos. Numa perspectiva de evolução artística, o Grupo abraçou, no final de 2010, um primeiro projeto de produção de um Bailado Flamenco para auditório, cuja estreia ocorreu em junho de 2011 em Lisboa, sob a denominação "Sentimiento Gitano". Em outubro de 2013, lançou-se na produção de mais um bailado onde, de forma harmoniosa e genuína, combina o Flamenco com o Contemporâneo. Desta junção audaciosa, resultou o "Mujeres del Mar".

M/6 | Entrada gratuita

 

23 de abril | 21:30 | Auditório Fernando Lopes-Graça

((Entre)) o eu e o mundo
por Giro8 Cia. de Dança
Direção geral: Elaine Cruz

O que existe ((ENTRE)) um e outro? Um e outro espaço; um e outro sentimento; um e outro indivíduo?
((ENTRE)) no mundo dos entres, ((ENTRE)) o eu e o mundo. Questione a relação ((ENTRE)) o que você verá e o que você vive. Deixe entrar. Compare-se, analise-se e descubra-se! Pois ((ENTRE)) o eu e o mundo há um universo que constantemente nos convida: ((ENTRE))!

A Giro8 Cia. de Dança, atualmente sob a direção geral de Elaine Cruz e direção artística de Joisy Amorim, nasceu na cidade de Goiânia/GO (BR) em 2011. Com o objetivo de contribuir para o fomento da arte no Estado de Goiás, a Giro8 tem como meta a profissionalização e a busca contínua pelo desenvolvimento de uma linguagem coreográfica que a identifique. Caraterizando-se como um grupo de continuidade, a Giro8 trabalha ao longo do ano com atividades frequentes e uma agenda de apresentações bastante expressiva. Através do “SESC Cênico”, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e Lei Goyazes, a Giro8 circulará, entre abril e agosto de 2016, por 18 cidades brasileiras, 1 em Portugal e 2 em Espanha, realizando um total de 24 apresentações.

M/6 | 3€

 

24 de abril | 16:00 | Auditório Fernando Lopes-Graça

Apresentações de Dança, Música e Teatro

Apresentação de peças de Dança, Música e Teatro, desenvolvidas na comunidade de Almada, provenientes de projetos de cariz cultural e/ou social.

16:00
Apresentação sobre o processo criativo da peça “Dentro do Abraço – Laboratório Coreográfico Itinerante”, por Bruno Duarte e Maria João Lopes, Companhia de Dança de Almada.

Teatro de Marionetas: “Na companhia dos lobos”, por Ângela Ribeiro
Dança Oriental: “1001 noites”, pelo grupo Maktub Dance, de BlackSwan Dance Studios
Teatro: “Com a poesia também se brinca”, pelo Cénico Incrível Almadense
Dança: “Double Bubble”, por grupo do Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, orientado por Rita Judas
Música: Título a anunciar, pelo grupo de cavaquinhos da TKM - Universidade Sénior Dom Sancho I
Dança e Movimento: “Passeio de Memorias” por grupo Almasenior

17:00
Conferência “Moviment’Arte: Reflexões sobre corpo e movimento”, pela Prof. Doutora Kátia Mortari da Universidade Estadual de Londrina
Apresentação pelas autoras, do livro “Dança em Corpos (Im)perfeitos: Reflexões para o Entendimento da Diversidade do Performer Contemporâneo”, de Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, Edições FMH

17:30
Debate com participantes e público

18:00
Convívio

M/6 | Entrada gratuita

 

Informações e reservas:

Companhia de Dança de Almada
Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11, 2800-163 Almada
212 583 175 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.facebook.com/companhiadecdancadealmada

 

Locais:

Ca.DA Centro
Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11,
Ed. Academia Almadense, 2800-163 Almada

Cine-Teatro da Academia Almadense

Rua Capitão Leitão, 64, 2800-068 Almada

Auditório Fernando Lopes-Graça

Fórum Municipal Romeu Correia,
Praça da Liberdade, 2800-648 Almada

  

Apoios:

Brasoes Uniao Juntas logotipo Sino Doce    
RealBolo  logo fruprogress    
FaLang translation system by Faboba

Contactos

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

Ed. Academia Almadense

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175,

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Escola - Almada

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 112800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

3CMA cor_horizontal copy