Facebook Instagram  

Calendário de eventos

O Clássico e o Contemporâneo na Formação de Bailarinos: Laboratório CLASH!
De Sexta-feira 26 abril 2019
Até Sábado 27 abril 2019
Contacto 212 583 175 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

por Companhia de Dança de Almada

 

Laboratory CLASH! Portugal CaDA April 2019 

No âmbito do projeto CLASH! apoiado pelo programa Europa Criativa, em que a Companhia de Dança de Almada participará durante os próximos dois anos, apresentamos o primeiro laboratório em Almada, com workshops práticos e debates teóricos abertos a todos os interessados, que conta com a participação de profissionais de dança das companhias parceiras: Balletto di Roma (Itália), Polish Dance Theatre (Polónia), 420 People Dance (República Checa), Derida Dance Center (Bulgária) e Sapienza Università di Roma (Itália).

O projeto CLASH! pretende estudar o estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nos diferentes setores afetos às questões estéticas e artísticas, formação de bailarinos, desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança. Este estudo, que incluirá seminários e encontros públicos com atores culturais ativos nestas áreas, será desenvolvido sobretudo durante o ano de 2019, ao que se seguirá uma ano de criação artística e apresentação de espetáculos nos diferentes países envolvidos.

 

26 de abril, 15:00 - 17:00
Fórum Municipal Romeu Correia (Sala Pablo Neruda)
Mesa redonda: Dance Training "Where ballet and contemporary dance meet"
Com a participação de Francesca Magnini, Jivko Jeliazkov, Katarzyna Rzetelska, Letizia Gioia Monda e Vaclav Kunes
Moderação de Ana Macara
Entrada livre | falado em inglês, sem tradução

 

27 de abril, 9:30 - 10:25
Ca.DA Centro
Workshop de Barra de Chão / Técnica Zena Rommet, por Francesca Magnini
Diretora artística e professora do Balletto di Roma (Itália)
Destinatários: profissionais e estudantes de dança
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

27 de abril, 10:30 - 11:30
Ca.DA Centro
Workshop de Dança Contemporânea, por Katarzyna Rzetelska
Bailarina, professora e coordenadora artística do Polish Dance Theatre (Polónia)
Destinatários: profissionais e estudantes de dança
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

27 de abril, 14:30 - 15:30
Ca.DA Centro
Workshop Dança Contemporânea, por Jivko Jeliazkov
Coreógrafo e diretor artístico da Derida Dance Company | Art Link Foundation (Bulgária)
Destinatários: profissionais e estudantes de dança
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

27 de abril, 15:35 - 16:35
Ca.DA Centro
Workshop de Dança Contemporânea, por Vaclav Kunes
Diretor artístico da companhia 420 People Dance (República Checa)
Destinatários: profissionais e estudantes de dança
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

27 de abril, 16:40 - 17:15
Ca.DA Centro
Debate aberto a todos os participantes
Destinatários: profissionais e estudantes de dança e outros interessados
Entrada livre

 

Francesca Magnini formou-se no Centro de Formação Profissional de Dança Clássica e Contemporânea "Balletto di Roma" (2004) e licenciou-se em Artes Cénicas e em Técnicas de Teatro, Cinema e Entretenimento. Em 2013, concluiu o doutoramento em Tecnologias Digitais e Metodologias de Pesquisa Performática no Departamento de História da Arte e Artes Cénicas da Universidade de Roma "La Sapienza", onde também colabora como Professora das cadeiras de História do Teatro e Intérprete, Teoria e Pedagogia do Ator, Teorias e Técnicas do Ator.
O seu projeto de pesquisa de doutoramento - nascido de uma estreita colaboração com o Centro Internacional de Artes Coreográficas (ICK) em Amsterdão - investigou os mecanismos de transmissão do repertório na coreografia contemporânea.
Membro da AIRDanza, Associação Italiana de Pesquisa em Dança, Consultora de Teatro Universitário, participou nas comissões organizadoras de conferências internacionais e assinou publicações em importantes revistas científicas.
Como bailarina, de 2007 a 2010, trabalhou na companhia Metis, com a qual criou vários espetáculos. Em 2017, obteve em Paris certificação para o ensino da técnica Floor-Barre®, da Fundação Zena Rommett Floor-Barre (NY), que leciona no Balletto di Roma.
Atualmente é professora e diretora artística do Balletto di Roma.

 

Jivko Jeliazkov é um dos pioneiros e figuras chave na dança contemporânea búlgara. Nascido e criado na Bulgária, Jeliazkov começou sua carreira como ator.
Tendo completado sua graduação em estudos de teatro, Jeliazkov mudou-se para a Austrália, onde começou a dançar a nível profissional.
Ao regressar a Sofia, foi um dos fundadores da Derida Dance Company e do Derida Dance Center com Atanas Maev. Criou vários trabalhos coreográficos para esta companhia e atuou como diretor artístico do programa Dance PORT Derida.

 

Katarzyna Rzetelska é formada pela Szkoły Baletowej, em Łódź. Trabalhou em Teatro Musical em Łódź, no Japão, e em diversos palcos da europa, em repertório musical (incluindo Cats, Evita, Jesus Cristo Superstar, O Rei Leão, etc). Desenvolveu estudos na Inglaterra, com estágios e workshops em dança contemporânea e técnicas modernas de jazz.
Colaborou com William Petit no projeto Trans Danse Europe e participou no workshop GaGa, conduzido por professores da Batsheva Dance Company, em Israel.
Em 2005, tornou-se membro permanente do Polish Dance Theatre como bailarina, partipando em numerosas produções. Nesta companhia tem atuado também como professora e coordenadora artística.

 

Letizia Gioia Monda é bailarina, coreógrafa e pesquisadora. Sob a orientação do Prof. Luciano Mariti, em 2011 graduou-se em Teatro, Cinema e Entretenimento Digital na Universidade Sapienza de Roma. Tem doutoramento em Pesquisa em Tecnologias Digitais e Metodologias de Pesquisa Performática. Participou numa pesquisa sobre o conhecimento corporal em dança através do contexto do Motion Bank, um projeto multidisciplinar de William Forsythe, dirigido por Scott deLahunta. É convidada regular do Dance Engaging Science Workgroup e membro da CUT (University Theatre Consultant).
Participou na organização de diversas conferências internacionais sobre o estudo da dança e participou como palestrante em várias conferências internacionais, incluindo o PSi19, realizado na Universidade de Stanford em junho de 2013.
Em 2015, o DAMS da Universidade de Roma Tre encomendou um projeto de pesquisa coreográfica no contexto de "Laboratori in Scena". O processo criativo do laboratório coreográfico que ela liderou deu origem a É Metáfora: uma performance coreográfica ao vivo apresentada em 23 de maio de 2015 no Teatro Palladium, em Roma.
Atualmente, trabalha com o professor Vito Di Bernardi, como professora e diretora do projeto Clash! na Universidade La Sapienza de Roma.

 

Václav Kuneš, em 1993, formou-se no conservatório Dance em Praga, República Checa. Durante 11 anos, foi membro do Nederlands Dans Theater, onde trabalhou com Jiří Kylián, Ohad Naharin, William Forsythe, Paul Lightfoot, Mats Ek, Nacho Duato, Johan Inger, Andre Gingras ou Hans van Manen.
Em 2004 tornou-se freelancer, dançou muitos anos com Saburo Teshigawara, foi nomeado para o prémio de Dancer of the Year 2005 em Cannes. Foi convidado em vários eventos de gala com Roberto Bolle, Sylvie Guillem e outros.
Trabalhou como assistente de J. Kylián em diferentes companhias por todo o mundo. Como coreógrafo, trabalhou em teatros na França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha, E.U.A., República Checa e Japão.
Desde 2007, é diretor artístico da 420 People, grupo que cofundou com Natasa Novotna.

 

Programa sujeito a alteração.

Local Forum Municipal Romeu Correia e Ca.DA Centro, Almada
Programa a anunciar. Participação com inscrição prévia.
FaLang translation system by Faboba

Contactos

    

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros

3CMA cor horizontal copy