A EmbalArte é um colectivo artístico criado por Ângela Ribeiro e Susana Rosendo, dirigido principalmente à 1.ª infância, que tem recebido regularmente o apoio da Ca.DA. Em 2022, está previsto o apoio à criação de um novo espetáculo e ainda manter o apoio à circulação das peças anteriormente criadas “De Lés a Lés saberás quem és”, “As voltas que a terra dá”, “Do pé para a mão” e “O Museu Andante - Júlio Pomar”, de Ângela Ribeiro.
Em 2022, a dupla artística propõe-se realizar um trabalho com e para um público diferente, o grupo de seniores já ligado à escola da Companhia de Dança de Almada, com o qual pretende criar uma peça onde se irá explorar o movimento, o teatro e a manipulação de formas animadas.
O Mundo está em constante mudança, mas vivemos nos últimos dois anos um período histórico de alterações que levaram a que a população com mais idade fosse muito afetada e, em muitos casos, fosse vítima de algum esquecimento, arrumando histórias de vida, sem data de regresso. Surge assim a vontade de recuperar “vidas” que estavam em suspenso, mas que ainda têm tanto para aprender e ensinar.
Ângela Ribeiro e Susana Rosendo
Ângela Ribeiro é atriz, marionetista e mediadora de educação artística. É mestranda em Teatro na Universidade de Évora, e licenciada em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Formou-se na Escola de Dança da Academia Almadense e nos cursos de Intérpretes de Dança Contemporânea e de Reciclagem de Monitores de Dança, organizados pelo Fórum Dança. Frequentou o curso Puppet Theatre Arts, na Escócia e o Departamento de Marionetas da Academia de Teatro de Varsóvia, na Polónia. É formadora certificada com o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas. No âmbito do programa INOVART, estagiou no serviço educativo do Museu Lázaro Galdiano, Madrid. Teve formação complementar em teatro, marionetas e dança com Neville Tranter, Hoichi Okamoto. Koryu Nishikawa V, Didier Galas, Matteo Cifariello, Diana Rego, Marina Nabais, Carlos Agudelo Plata, Pedro Giestas, João Paulo Seara Cardoso, Jim Kroupa, Sephen Mottram, Richard Bradshaw, Paulo Duarte, José Jorge Duarte, Cláudia Dias, Márcia Lança, entre outros. Colaborou com The Puppet Lab, Teatro Nacional D. Maria II, Royal de Luxe, Marionetas de Mandrágora, Real Pelágio, Companhia de Dança de Almada, P.I.A – Projectos de Intervenção Teatral, O Mundo do Espectáculo, Companhia de Actores, Valdevinos Teatro de Marionetas, João Lizardo, Maria Radich, Marina Nabais, Catarina Pé-Curto, Ana F. Gouveia. Criou os espetáculos “Viajando com Violeta”, “O Fazedor de Vidas”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bem me quer, Mal me quer”. Em 2015 cria “Histórias na ponta da língua | narração oral” e em 2017, com Susana Rosendo, ” EmbalArte – teatro para a 1.ª infância”.
Susana Rosendo nasceu em 1980 e iniciou a sua formação em dança com o método Royal. Frequentou a escola de dança do Conservatório Nacional e foi aluna da professora Maria Franco. Licenciada em Educação da Infância, trabalhou em diferentes infantários, tendo sido orientadora de estágios. Frequentou a primeira e segunda edição do Curso de Formação para Professores de Dança Clássica, organizado pelos Estúdios Vítor Cordon e a Professora Luísa Carles em 2020 e 2021. Em 2021, teve formação e certificação no método Progressing Ballet Technique (PBT). Atualmente encontra-se a realizar uma Pós-graduação em Treino em Dança, na Faculdade de Motricidade Humana. Na Companhia de Dança de Almada participou em vários projetos artísticos como intérprete, formadora e como orientadora de ateliers de expressão corporal para crianças. Como formação complementar, salienta, trabalhos como monitora de colónias de férias e animadora de festas e eventos, tendo desenvolvido variados projetos com diversas entidades, Zarabatana, de Praznik, entre outros. Recebeu formação no método ABA, tendo trabalhado com crianças dentro do espetro do autismo. Em parceria com a professora de música Maria João Costa, desenvolve para a escola A Casa da Dança, há sete anos, ateliers de música e movimento para bebés. Atualmente leciona aulas de dança na Ca.DA Escola, a crianças, jovens e seniores e dinamiza ateliers de movimento junto da comunidade em escolas, IPSS e Associações que apoiam jovens e adultos portadores de deficiência. Em 2017, com ngela Ribeiro, cria EmbalArte, grupo de teatro para bebés e 1ª infância, com a peça “De Lés a Lés Saberás Quem És”, para a qual também criou "As voltas que a Terra dá" em 2019 e "Do pé para a mão" em 2020.