Agenda

17 Mar. 2025;
07:00PM - 11:00PM
Aulas Abertas dos Cursos Livres e Curso Vocacional
17 Mar. 2025;
07:00PM - 11:00PM
Aulas Abertas dos Cursos Livres e Curso Vocacional
17 Mar. 2025;
07:00PM - 11:00PM
Aulas Abertas dos Cursos Livres e Curso Vocacional
04 Abr. 2025;
09:00PM -
Rumo ao ADAGIO
04 Abr. 2025;
09:30PM - 10:15PM
"ShortCut"
05 Abr. 2025;
09:00PM -
Rumo ao ADAGIO
12 Abr. 2025;
10:00AM - 10:00PM
Participação no ADAGIO – Encontro Internacional de Dança
12 Abr. 2025;
10:00AM - 10:00PM
Participação no ADAGIO – Encontro Internacional de Dança
12 Abr. 2025;
10:00AM - 10:00PM
Participação no ADAGIO – Encontro Internacional de Dança
12 Abr. 2025;
10:00AM - 10:00PM
Participação no ADAGIO – Encontro Internacional de Dança

Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

35 anos CaDA site

Programa comemorativo do 35.º aniversário da Companhia de Dança de Almada
27 e 28 de setembro de 2025, no Teatro Municipal Joaquim Benite (estreia)

 

No ano em que se celebram 35 anos da constituição da Companhia de Dança de Almada, apresentamos um programa especial para o qual contribuem vários coreógrafos que, de algum modo, têm colaborado com a companhia ao longo dos anos. Neste projeto, para além da habitual equipa artística da Ca.DA, participam também antigos bailarinos da companhia, alunos/bailarinos formados, e um grupo intergeracional que trabalha na Ca.DA Escola.

O tema do espetáculo está relacionado com “o prazer de dançar”. Temos um historial de prática da dança e sabemos que o fazemos porque acreditamos no seu potencial artístico e comunicativo. E também pelo prazer que nos traz, não apenas a sua prática como a sua fruição. Queremos trazer para palco o modo como percebemos sentimentos de satisfação e regozijo relacionados com a participação numa aula de dança, num ensaio ou num espetáculo.

 

Conceção e direção artística: Ana Macara
Coreografia: Bruno Duarte, Inês Pedruco, Catarina Casqueiro & Tiago Coelho, Margarida Belo Costa e Ana Macara
Direção musical: Carlos Gomes
Figurinos e cenografia: Joana Veloso e Carlota Machado
Desenho de luzes: Stageplot

 

Ana Macara CaDA 2025

Ana Macara foi bailarina e coreógrafa, trabalhou em projetos independentes como free lancer, dirigiu o “Grupo de Dança Atitudes e Movimentos” (1983-87) e posteriormente o “4º Colectivo” Companhia de Dança (2007-2014). Para a Companhia de Dança de Almada criou "Sol, Memória, Corpos de Luz", "Dependências", "Pulos na rua com os pés na Lua", "Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas" e "Elevado a 4", entre outras peças. Tendo completado mestrado e doutoramento, em 1989 e 1994, respetivamente, está aposentada como Professora Associada com Agregação, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde trabalhou de 1983 a 2016. Coordenadora do Departamento de Dança de 2002 a 2009 e do Mestrado em Artes Performativas da FMH-UTL de 2008-2014. Atualmente é investigadora do Instituto de Musicologia - Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos em Artes do Performativas da FMH - Universidade de Lisboa. Editou vários livros e publicou diversos artigos sobre dança, coreografia e educação artística. Em 2004 recebeu o Prémio Lawther da UNCG (EUA), pela sua carreira como profissional de Dança. Co-diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada - Festival Internacional de Dança desde 1992 e consultora da Companhia de Dança de Almada desde 1990.

 

Bruno Duarte CaDA 2025 b

Bruno Duarte é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, mestre em Ensino de Dança e licenciado em Dança pela ESD. Foi intérprete no Grupo Experimental de Dança (2011/2) e no Quorum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. Foi coprodutor e intérprete nos videodança “P48” (2012) e "5" (2013), que ganhou o prémio de melhor videodança - escolha do público no InShadow . Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega), Jack Gallagher (EUA) e David Zambrano (Venezuela), entre outros. Coreografou “Metamorfose” (2011/2), para a Culturgest, “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do CCB, “L’Veltro” (2016), em cocriação com Elson Marlon Ferreira, “Blömma” (2021) para a Estufa, e com a Companhia de Dança de Almada, "Riot" (2014), "Gaveston" (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), em cocriação com Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “Noir”, “A Quiet Moment” (2020), e “Carbono” (2022). Nesta companhia, é ainda autor do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, para o qual criou "Dentro do Abraço" (2016) e “SCENA” (2022). Como coreógrafo e professor de dança integrou os projetos europeus CLASH! (2019/21) e Up2DANCE (2020/21). Lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), DNA (Portugal). É professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019), professor na Ca.DA Escola, e coreógrafo convidado no Projecto Quorum. Foi distinguido com o prémio Almada Artes - Jovem Talento, do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.

 

Catarina Casqueiro CaDA 2025 Tiago Coelho CaDA 2025

Catarina Casqueiro e Tiago Coelho formam um duo de dança contemporânea desde 2019, conhecido pela sua abordagem única e inovadora. Nos últimos anos, apresentaram as suas criações em vários festivais, tanto nacionais como internacionais, recebendo elogios da crítica e do público. Entre as suas atuações destacam-se a Quinzena de Dança de Almada (Lisboa, Portugal), o Masdanza (Canárias), o Concurso Internacional de Coreografia em Hanover (Alemanha) e o StrayBirds Dance Platform (Taiwan). Em 2021, foram convidados pela Companhia de Dança de Almada para criar o espetáculo de encerramento da Quinzena de Dança de Almada, onde estrearam "Deux Same". Em 2022, continuaram a solidificar o seu percurso artístico, apresentando ‘Matiik’ em palcos internacionais como a Jerusalem International Dance Competition (Israel) e o Daejeon New Dance International Festival (Coreia do Sul) e SoloDuo onde receberam prémio do Público. "Matomari No Nai" estreou no SoloDuo Festival em Colónia (Alemanha) e desde então tem sido apresentada internacionalmente. A peça foi apresentada na 31.ª edição da Quinzena de Dança de Almada (Portugal), no Concurso Internacional de Coreografia Linkage (Bulgária), onde conquistou o 3.º lugar e o Prémio do Público, e na Straybirds Dance Platform (Taiwan). Esta criação também conquistou o 1.º lugar no Concurso Internacional Prospettiva Danza Teatro em Pádua (Itália). Catarina e Tiago participaram ainda, no festival Teatri Riflessi na Sicília, onde ganharam sete prémios, incluindo o 1.º lugar, o Prémio do Público e o Prémio da Crítica. A sua digressão internacional continuou com apresentações em Sibenik (Croácia) e na Cidade do México. Recentemente, participaram na 29.ª edição do Festival MasDanza (Espanha), que lhes concedeu um convite para integrar o Festival Interplay em Turim, previsto para 2025. Em 2024 receberam apoio do European Fund for Emerging Artists em colaboração com a Companhia de dança de Almada para a criação da sua recente peça "Forget me not" apresentada na Quinzena de Dança de Almada e no Aerowaves em Sofia (Bulgária).

 

Ines Pedruco CaDA 2025

Inês Pedruco, em 2024, é fundadora e Diretora Artística do AZA Dance Program. É doutoranda na especialidade Dança, pela FMH e mestre em Ensino de Dança, pela ESD. Estudou nas Escolas de Dança Ana Mangericão do Conservatório Nacional, onde obteve o diploma com mérito de Bailarina Profissional (2002-09). Em 2009 foi semi-finalista do concurso internacional “Prix de Lausanne”, ganhando uma bolsa para a Joffrey Ballet School, em Nova York. Estudou com Sharon Eyal (2023); FoCo Technique - Yin Yue (2020/21) e KOVA Method - La Veronal (2019). Como intérprete, integrou a Companhia Quorum Ballet (2009/14), a Companhia Teatromosca (2014/15) e dançou com a Vortice Dance Company (2016). Entre 2017/19, foi professora ensaiadora de peças de Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, Olga Roriz e Miguel Ramalho. Em 2024 colaborou com a investigação da coreógrafa Sylvia Rijmer com o Método BL e interpreta "La Passion de Simone" com a Real Filharmonia de Galicia e a Maestrina Joana Carneiro. Jurada de Concursos de Dança: Concurso Municipal no Theatro Circo (2024); Dançarte (2022); Arte100Fronteiras (2022); Dance World Cup (2010). Coreografou para vários concursos, conquistando prémios de destaque e de mérito, e para a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016), Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal / Jovens Coreógrafos, o espetáculo “24”, e “Again(st) Certain. Again(st) Even”, para a Companhia Jovem AnimaBallet (2019). Para a Companhia de Dança de Almada coreografou, em 2021, a peça para a infância “O fio da Macaquinha” e em 2022 uma co-criação com a Margarida Belo Costa para a ESD/IDI&CA “A pertinência dos seres” e ainda “ai Kulit” para o Projeto Quorum. Em 2023 criou para os alunos da ESD a “emocionalmente estranhos” e coreografou para a Companhia de Dança de Almada a peça “ShortCut”. Em 2024 estreia a peça "Crisálida" para a AnimaBallet, no Funchal.

 

Margarida Belo Costa CaDA 2025

Margarida Belo Costa é artista independente e tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança. É licenciada e mestre em Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança-IPL, e doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações - NOVA FCSH. No ano letivo 2010/2011 foi reconhecida com a Bolsa de Mérito pelo IPL. Em 2024, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural pelo Município das Caldas da Rainha. Como intérprete, tem vindo a colaborar com várias entidades e artistas, com digressões nacionais e internacionais, destacando: Quorum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Teatro Nacional São Carlos, Companhia Paulo Ribeiro, Henrique Rodovalho, António Cabrita, São Castro, Marcos Morau - La Veronal, entre outros. Como criadora, tem apresentado as suas obras desde 2012, trabalhando de forma independente, com Companhias de Dança profissionais, Escolas de Ensino Artístico Especializado, projetos multidisciplinares de investigação. Colaborou com a Companhia de Dança de Almada, com a obra “P.s Carmen” (2018); com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, com “Promise” (2018), “Apperception Plotline” (2022) e “FRACTAL” (2024) uma produção RTP2 e CPBC. Como criações independentes destaca: “displaced episodes” no CCB (2015); “Who do you want to be today?” (2016) e “Too Loud too Specific” (2018) em colaboração com Elson Ferreira; “Our Last View” Ravenna, Itália (2019) “Faustless” (2020), “Renova” - em colaboração com Nuno da Rocha - Renova Art Commissions (2021), e “Practices of Rebirth”, Cistermúsica (2023). Em 2024, cria o DOOR dance project, um projeto de criação coreográfica contemporânea, de formação artística e de mediação, que visa proporcionar um lugar de encontro entre o Ensino Artístico Especializado, o Ensino Superior e o meio profissional, com o apoio da Fundação Maria Magdalena de Mello.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros