Fiéis ao compromisso que temos com a comunidade académica, aceitámos colaborar com um estudo sobre a relação entre as artes e as marcas através do patrocínio, cuja apresentação transcrevemos.
“Apesar das vantagens identificadas nas colaborações entre o sector privado e o meio artístico (Dobreva, 2017; Lewandowska, 2015; Mermiri, 2010; Schwaiger et al., 2010), é necessário o estudo empírico sobre o impacto das ações de patrocínio às artes, especialmente no contexto português (GEPAC, 2014). Uma das áreas artísticas que urge beneficiar desta investigação são as artes de palco, cuja forte dependência de financiamento público torna mais vulnerável a sustentabilidade financeira do sector, face à instabilidade económica (Hume et al., 2007; Neves et al., 2017). Através do conceito de art infusion effect, é possível estudar os resultados destas parcerias, ao medir o efeito positivo que a integração da arte gera nas marcas, nos seus produtos e serviços (Hagtvedt e Patrick, 2008; Baumgarth e Wieker, 2020; Cuny et al, 2020).
Deste modo, Art Infusion Effect nas artes de palco: colaboração entre as artes e as marcas através do patrocínio é uma investigação realizada no âmbito da conclusão de mestrado em Gestão de Marketing, pela Universidade do Algarve, cujo objectivo é recolher informações sobre os efeitos que as marcas podem esperar ao patrocinar e/ou apoiar as artes de palco. O contributo do público é essencial para compreender estes efeitos, sendo que os seus resultados poderão ser uma mais valia para futuras oportunidades de financiamento privado a esta área artística.”
Assim, solicitamos a colaboração do público da Companhia de Dança de Almada neste estudo, através da resposta a um breve questionário online e anónimo, disponível nesta ligação, https://forms.gle/Y2k1wYM8eFy8UaBS9, cujo preenchimento demora entre 5 a 8 minutos.
1 out. 2021