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Índice do artigo

CaDA Escola 201819 Curso Vocacional 1

 

O curso vocacional é destinado aos alunos que optem por uma formação artística regular e intensiva, em regime supletivo - após o horário escolar. O plano curricular deste curso inclui as disciplinas de:

  • Dança Clássica
  • Dança Contemporânea
  • Técnica de Pontas
  • Barra de Chão
  • Estúdio Coreográfico
  • Reportório
  • Outras disciplinas complementares a cada ano, de acordo com a oferta formativa da Escola


 

Condições para a frequência do curso

  1. É obrigatória a frequência total das disciplinas propostas (consultar plano curricular);
  2. Assiduidade: o número elevado de faltas poderá impedir o aluno de permanecer no Curso Vocacional. A inscrição poderá ser automaticamente anulada, se o aluno der mais do que 4 faltas seguidas sem justificação;
  3. O aluno deverá ter disponibilidade para a participação em espetáculos e apresentações propostos ao longo do ano letivo. Estes poderão implicar ensaios extra aulas e custos adicionais (figurinos, deslocações, alojamento e alimentação).
  4. Todos os alunos são sujeitos a um exame na disciplina de Técnica de Dança Clássica.

Organização das disciplinas do Curso Vocacional

 

Cursos

Vocacionais

Dança

Clássica

Dança

Contemporânea

Moderno

Barra

de Chão

Estúdio

Coreográfico

Reportório

Disciplina

Complementar

(semestral)

Ano 1

Grau III A - 3x   Mod. - 1x B.C. - 1x -  - -
Ano 2 Grau III B - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

-

- -
Ano 3

Grau IV A - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

E.C. - 2x

- -
Ano 4 Grau IV B - 3x

D.C. - 2x

 

B.C. - 1x

E.C. - 2x

Rep. - 1x Comp. - 1x
Ano 5 Grau V - 3x

D.C. - 2x

Mod. - 1x

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. - 2x Comp. - 1x
Ano 6 Grau VI - 5x

D.C. - 2x

 

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. - 1x Comp. - 1x
Ano 7/8 Grau VII/VIII - 5x

D.C. - 2x

Mod. - 1x

B.C. - 2x

E.C. - 2x

Rep. 4x Comp. - 1x
Estágio na Ca.DA*

 * Sujeito a convite da direção da Ca.DA

 

Competências a desenvolver

  • Adquirir uma consciência do corpo em relação a tudo o que o rodeia;
  • Permitir uma relação entre o corpo e o espaço e o corpo e o tempo (organização espácio-temporal);

Serão programadas e realizadas atividades que, a partir de jogos e de situações lúdicas, concorram para a progressiva construção e organização do espaço físico-geométrico e relacional e, também, para a intuição inicial da sucessão temporal das ações. Através da utilização de todas as estruturas motoras, estáticas e dinâmicas em jogos de movimento baseados em esquemas livres ou pré-estabelecidos de forma individual ou coletiva, promover-se-á na criança a aquisição de conceitos relativos ao espaço e à orientação (perto/longe, em cima/em baixo, para a frente/para trás, alto/baixo, curto/longo, grande/pequeno, esquerda/direita) e conceitos relativos ao tempo e à estrutura rítmica (primeiro/depois, ao mesmo tempo/conjuntamente, lento/rápido).

  • Ganhar uma consciência do corpo e do seu potencial de mobilidade;
  • Envolver expressividade nos movimentos realizados;
  • Desenvolver o espírito criativo e a sensibilidade expressiva e estética em pequenos trabalhos de criação individual e/ou em grupo;
  • Unir a motricidade à aquisição de competências relativas à comunicação gestual e mímica, à dramatização, bem como à relação entre movimentos e música;
  • Interpretar e executar o material introduzido na aula de forma satisfatória do ponto de vista técnico;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Desenvolver a percepção auditiva e visual;
  • Desenvolver o sentido rítmico;

(As crianças manifestam muitas vezes uma falta de ritmo que se traduz na incapacidade de encontrar o ritmo certo de execução em relação ao que é pedido. A dança contribui para melhorar, gradualmente, a capacidade de executar movimentos no tempo e para criar uma consciência rítmica pessoal e de grupo.)

  • Desenvolver a coordenação;
  • A aprendizagem motora infantil consiste num processo gradual de assimilação natural de novas técnicas com vista à melhoria das capacidades motoras.
  • Aprender do ponto de vista motor significa aprender a controlar o aparelho motor e organizar os movimentos em relação às solicitações ambientais e às motivações. Na execução de um movimento intervêm muitas funções e aquisições.

As funções são:

- Individualizar os movimentos a seguir, dando a estes uma ordem na sua sequência;

- Medir e dirigir o movimento;

- Manter o equilíbrio;

- Identificar a posição das partes do próprio corpo.

  • Desenvolver o sentido de lateralidade; 

A obtenção da lateralidade pode entender-se como a tomada de consciência da própria "direita" e da própria "esquerda", seja em relação a si próprio seja em relação a outros.

  • Promover a autonomia e a autoestima;
  • Permitir uma atividade de observação e crítica;
  • Fomentar a interação social;

A dança é uma representação de grupo e, como tal, desenvolve neste um sentimento de união e solidariedade, redimensiona as manifestações egocêntricas e encoraja os alunos mais tímidos e introvertidos.

Graças à atmosfera descontraída e recreativa obtida durante a atividade da dança, é possível atingir uma homogeneidade, mas nunca um esmagamento dos valores individuais, favorecendo as relações interpessoais entre as crianças. Cria-se, portanto, uma união de grupo destinada à realização de um trabalho comum, no respeito das regras do jogo.

  • Desenvolver a personalidade;

A dança, atividade psicomotora por excelência, desempenha um papel privilegiado, quer como meio de expressão artística quer como instrumento de educação, para um melhor conhecimento do próprio corpo e das suas potencialidades: "a dança é uma cooperação organizada das nossas faculdades mentais, emotivas e corporais, que se traduz em ações cuja experiência é da máxima importância para o desenvolvimento da personalidade." R. Laban

  • Desenvolver competências das técnicas da Dança Clássica e da Dança contemporânea;
  • Proporcionar um contacto com o mundo da dança.

 

Objetivos

  1.  Aprofundar os conhecimentos em dança, orientados para o domínio avançado das técnicas da dança clássica e da dança contemporânea;
  2. Promover o contacto com diferentes correntes estéticas, técnicas e metodologias da Dança;
  3. Proporcionar o contacto e a interação com o meio artístico e profissional da Dança;
  4. Valorizar a vivência e trabalho em grupo assente nos princípios da solidariedade, da cooperação e do respeito mútuo;
  5. Proporcionar a experiência de estar em palco, permitindo a aquisição de noções essenciais relacionadas com a criação artística, produção e interpretação de espetáculos.
  6. Integrar o conhecimento das várias áreas relacionadas com o espetáculo, como a luminotecnia, a sonoplastia, a direção de cena, a produção, a maquilhagem e caracterização e a cenografia, entre outros.
  7. Promover atividades conjuntas com outras escolas de ensino artístico e outras instituições ligadas à dança e às artes do espetáculo, facilitando a troca de experiências e a concretização de ações conjuntas como espetáculos, intercâmbios e visitas de estudo, entre outras.
  8. Divulgar o trabalho desenvolvido na escola, incentivando a participação dos alunos em atividades e ações junto da comunidade;
  9. Estimular relações de convívio, solidariedade e intervenção cultural entre os membros da comunidade educativa, através de atividades de extensão curricular ou comemorações e apresentações em locais públicos de Espetáculos e Oficinas Coreográficas;
  10. Promover e facilitar o acompanhamento do desempenho curricular, assegurando modos de comunicação regular com os encarregados de educação e estimulando a sua participação na atividade da Escola;
  11. Proporcionar aos alunos uma formação adequada à realidade da dança atual, contribuindo assim para uma nova geração de bailarinos e agentes da dança com um sentido crítico apurado.

 

Momentos de avaliação

2º período - exame na disciplina de Dança Clássica.
Final do ano letivo – apreciação global resultante da avaliação contínua em cada disciplina.

 

Aproveitamento e transição
Obtém aprovação e reúne as condições para transitar de nível/ano, o aluno que obtenha uma classificação não inferior a Satisfaz, no domínio da Apreciação Global, nas disciplinas técnicas de dança clássica e dança contemporânea.

 

Espetáculos de fim de ano
O Curso Vocacional apresenta os seus trabalhos finais em dois espetáculos: no espetáculo de Dança Clássica/Geral onde, em conjunto com os alunos dos cursos livres, apresenta o trabalho da disciplina de Dança Clássica, e no espetáculo de Dança Contemporânea, onde apresenta o trabalho da disciplina de Dança Contemporânea.

O trabalho de Reportório e Estúdio Coreográfico, poderá ser integrado num destes espetáculos ou apresentado num espetáculo específico.

É proibido o registo de imagens nos espetáculos de fim de ano.

Na semana antes de cada espetáculo haverá ensaios de palco (num teatro a confirmar), sendo os pais responsáveis pelo transporte das crianças até ao local de ensaio.
Durante a semana de ensaios de palco é muito importante que nenhum aluno falte, para não comprometer o seu trabalho e o dos colegas.

 


Horários 2019/20

 

ANO DISCIPLINAS DIAS DA SEMANA HORÁRIO DATA DE INÍCIO

1

(6 horas semanais) 

 Dança Clássica – Grau III A  2ª e 4ª-feira  19h00 - 20h00

16 set. 19

 6ª-feira 18h00 - 19h00 

Dança Contemporânea

 3ª e 5ª-feira 18h00 - 19h00 
Barra de Chão   sábado  11h30 - 12h30

2

 (6 horas semanais)

Dança Clássica – Grau III B   2ª e 4ª-feira 18h00 - 19h00 
 6ª-feira 18h00 - 19h00
 Dança Contemporânea 3ª e 5ª-feira 19h00 - 20h00
 Barra de Chão sábado   11h30 - 12h30

3

(9 horas semanais)

Dança Clássica – Grau IV A  3ª e 5ª-feira   18h00 - 19h00
6ª-feira   19h00 - 20h00
 Dança Contemporânea  2ª e 4ª-feira 20h00 - 21h00 
Reportório sábado 08h30 - 09h30
 Barra de Chão  sábado 09h30 - 10h30 
 Estúdio Coreográfico sábado  11h30 - 13h30 

4

(9 horas semanais)

Dança Clássica – Grau IV B   3ª e 5ª-feira  18h00 - 19h00
 6ª-feira  19h00 - 20h00
Dança Contemporânea 2ª e 4ª-feira   20h00 - 21h00
 Reportório  sábado  08h30 - 09h30
Barra de Chão   sábado 09h30 - 10h30 
Estúdio Coreográfico sábado 11h30 - 13h30

5

(9 horas e 45 minutos semanais)

Dança Clássica – Grau V 

 2ª, 4ª e

6ª-feira

 20h00 - 21h15
Dança Contemporânea 3ª e 5ª-feira   20h00 - 21h00
Reportório  6ª-feira 19h00 - 20h00 
 Barra de Chão  sábado 10h30 - 11h30 
 Estúdio Coreográfico  sábado  11h30 - 13h30

6/7

(13 horas semanais)

Dança Clássica – Grau VI/VII 3ª e 5ª-feira  19h00 - 20h15 
 6ª-feira 18h00 - 19h30 
 Reportório  3ª e 5ª-feira 20h15 - 21h15 
Dança Contemporânea  2ª e 4ª-feira  18h00 - 19h00
 6ª-feira  20h00 - 21h00
Estúdio Coreográfico  sábado  08h30 - 10h30
Gestão de Projetos sábado 10h30 - 11h30
Barra de Chão sábado 11h30 - 12h30
Hip-Hop (opcional) sábado 12h30 -13h30

 7/8

(13 horas e 30 minutos semanais)

Dança Clássica – Grau VII/VIII  3ª e 5ª-feira  20h00 - 21h30
 6ª-feira  19h30 - 21h00
 Reportório  2ª e 4ª-feira  20h00 - 21h15
Dança Contemporânea 2ª e 4ªfeira  19h00 - 20h00 
6ª-feira 18h00 - 19h00
Estúdio Coreográfico   sábado  08h30 - 10h30
Barra de Chão  sábado  10h30 - 11h30
Gestão de Projeto sábado 11h30 - 12h30
 Hip-Hop (opcional) sábado   12h30 - 13h30

 

201


 

Preços 2019/20

 

ANO

OPÇÕES DE PAGAMENTO

  ANUAL     

TRIMESTRAL

 MENSAL 

(Grau IIIA)

718€ 263€ 87€

2 (Grau IIIB)

718€

263€ 87€

3 (Grau IVA)

841€

309€ 101€

4 (Grau IVB)

841€

309€ 101€

5 (Grau V)

841€

309€ 101€
6 (Grau VI) 894€ 328€ 108€
7 (Grau VII) 894€ 328€ 108€
8 (Grau VIII) 894€ 328€ 108€

 

Ao preço do curso acrescem 10€ de inscrição para novos alunos e alunos que renovem a inscrição fora do prazo estabelecido. O seguro está incluído no valor do curso.

Benefícios, não acumuláveis:
Instituições ou grupos com o mínimo de sete elementos, mediante acordo prévio: 10% desconto e facilidade de pagamento mensal;
Inscrição em dois cursos: 20% desconto no curso de menor valor;
Frequência de dois elementos da mesma família: 20% desconto no curso de menor valor;
Empregados e familiares das empresas/instituções parceiras da Companhia de Dança de Almada: 10% desconto sobre opção de pagamento.

Nota: Os cursos realizam-se com o número mínimo de seis alunos.

 


CaDA Escola 201819 Curso Vocacional 2

 

Calendário letivo 2019/20

Início do Curso Vocacional: 16 de setembro e 12 de outubro (aulas de sábado)
Interrupção de Natal: 21 de dezembro a 4 de janeiro
Recomeço 1° semestre: 6 de janeiro
Interrupção final de semestre: 3 a 8 de fevereiro
Início do 2° semestre: 10 de fevereiro
Interrupção de Carnaval: 24 e 25 de fevereiro
Recomeço 2° semestre: 26 de fevereiro
Interrupção da Páscoa: 6 a 13 de abril
Recomeço 2° semestre: 14 de abril
Final do ano letivo: 28 de junho ou 12 de julho (projeto Dancidades)

 

Equipamentos

O equipamento de cada ano tem um modelo específico e pode ser adquirido na escola. Mais informações na secretaria.

 


Inscrições 2019/20

O período de renovação de inscrições de alunos decorre de 17 de junho a 19 de julho de 2019.

A partir de 2 de setembro de 2019, recebemos inscrições de ex-alunos e novos alunos.

A inscrição é feita mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição própria (disponível para descarregar abaixo), entregue na Ca.DA Escola, acompanhada de:
- duas fotografias tipo passe;
- fotocópia, devidamente autorizada, do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal.

Ficha de inscrição para descarregar aqui

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Contactos

    

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

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