O curso vocacional é destinado aos alunos que optem por uma formação artística regular e intensiva, em regime supletivo - após o horário escolar. O plano curricular deste curso inclui as disciplinas de:
- Dança Clássica
- Dança Contemporânea
- Técnica de Pontas
- Barra de Chão
- Estúdio Coreográfico
- Reportório
- Outras disciplinas complementares a cada ano, de acordo com a oferta formativa da Escola
Condições para a frequência do curso
- É obrigatória a frequência total das disciplinas propostas (consultar plano curricular);
- Assiduidade: o número elevado de faltas poderá impedir o aluno de permanecer no Curso Vocacional. A inscrição poderá ser automaticamente anulada, se o aluno der mais do que 4 faltas seguidas sem justificação;
- O aluno deverá ter disponibilidade para a participação em espetáculos e apresentações propostos ao longo do ano letivo. Estes poderão implicar ensaios extra aulas e custos adicionais (figurinos, deslocações, alojamento e alimentação).
- Todos os alunos são sujeitos a um exame na disciplina de Técnica de Dança Clássica.
Organização das disciplinas do Curso Vocacional
Cursos Vocacionais |
Dança Clássica |
Dança Contemporânea |
Moderno |
Barra de Chão |
Estúdio Coreográfico |
Reportório |
Disciplina Complementar (semestral) |
Ano 1 |
Grau III A - 3x | Mod. - 1x | B.C. - 1x | - | - | - | |
Ano 2 | Grau III B - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
- |
- | - | |
Ano 3 |
Grau IV A - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
E.C. - 2x |
- | - | |
Ano 4 | Grau IV B - 3x |
D.C. - 2x |
B.C. - 1x |
E.C. - 2x |
Rep. - 1x | Comp. - 1x | |
Ano 5 | Grau V - 3x |
D.C. - 2x |
Mod. - 1x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. - 2x | Comp. - 1x |
Ano 6 | Grau VI - 5x |
D.C. - 2x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. - 1x | Comp. - 1x | |
Ano 7/8 | Grau VII/VIII - 5x |
D.C. - 2x |
Mod. - 1x |
B.C. - 2x |
E.C. - 2x |
Rep. 4x | Comp. - 1x |
Estágio na Ca.DA* |
* Sujeito a convite da direção da Ca.DA
Competências a desenvolver
- Adquirir uma consciência do corpo em relação a tudo o que o rodeia;
- Permitir uma relação entre o corpo e o espaço e o corpo e o tempo (organização espácio-temporal);
Serão programadas e realizadas atividades que, a partir de jogos e de situações lúdicas, concorram para a progressiva construção e organização do espaço físico-geométrico e relacional e, também, para a intuição inicial da sucessão temporal das ações. Através da utilização de todas as estruturas motoras, estáticas e dinâmicas em jogos de movimento baseados em esquemas livres ou pré-estabelecidos de forma individual ou coletiva, promover-se-á na criança a aquisição de conceitos relativos ao espaço e à orientação (perto/longe, em cima/em baixo, para a frente/para trás, alto/baixo, curto/longo, grande/pequeno, esquerda/direita) e conceitos relativos ao tempo e à estrutura rítmica (primeiro/depois, ao mesmo tempo/conjuntamente, lento/rápido).
- Ganhar uma consciência do corpo e do seu potencial de mobilidade;
- Envolver expressividade nos movimentos realizados;
- Desenvolver o espírito criativo e a sensibilidade expressiva e estética em pequenos trabalhos de criação individual e/ou em grupo;
- Unir a motricidade à aquisição de competências relativas à comunicação gestual e mímica, à dramatização, bem como à relação entre movimentos e música;
- Interpretar e executar o material introduzido na aula de forma satisfatória do ponto de vista técnico;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a percepção auditiva e visual;
- Desenvolver o sentido rítmico;
(As crianças manifestam muitas vezes uma falta de ritmo que se traduz na incapacidade de encontrar o ritmo certo de execução em relação ao que é pedido. A dança contribui para melhorar, gradualmente, a capacidade de executar movimentos no tempo e para criar uma consciência rítmica pessoal e de grupo.)
- Desenvolver a coordenação;
- A aprendizagem motora infantil consiste num processo gradual de assimilação natural de novas técnicas com vista à melhoria das capacidades motoras.
- Aprender do ponto de vista motor significa aprender a controlar o aparelho motor e organizar os movimentos em relação às solicitações ambientais e às motivações. Na execução de um movimento intervêm muitas funções e aquisições.
As funções são:
- Individualizar os movimentos a seguir, dando a estes uma ordem na sua sequência;
- Medir e dirigir o movimento;
- Manter o equilíbrio;
- Identificar a posição das partes do próprio corpo.
- Desenvolver o sentido de lateralidade;
A obtenção da lateralidade pode entender-se como a tomada de consciência da própria "direita" e da própria "esquerda", seja em relação a si próprio seja em relação a outros.
- Promover a autonomia e a autoestima;
- Permitir uma atividade de observação e crítica;
- Fomentar a interação social;
A dança é uma representação de grupo e, como tal, desenvolve neste um sentimento de união e solidariedade, redimensiona as manifestações egocêntricas e encoraja os alunos mais tímidos e introvertidos.
Graças à atmosfera descontraída e recreativa obtida durante a atividade da dança, é possível atingir uma homogeneidade, mas nunca um esmagamento dos valores individuais, favorecendo as relações interpessoais entre as crianças. Cria-se, portanto, uma união de grupo destinada à realização de um trabalho comum, no respeito das regras do jogo.
- Desenvolver a personalidade;
A dança, atividade psicomotora por excelência, desempenha um papel privilegiado, quer como meio de expressão artística quer como instrumento de educação, para um melhor conhecimento do próprio corpo e das suas potencialidades: "a dança é uma cooperação organizada das nossas faculdades mentais, emotivas e corporais, que se traduz em ações cuja experiência é da máxima importância para o desenvolvimento da personalidade." R. Laban
- Desenvolver competências das técnicas da Dança Clássica e da Dança contemporânea;
- Proporcionar um contacto com o mundo da dança.
Objetivos
- Aprofundar os conhecimentos em dança, orientados para o domínio avançado das técnicas da dança clássica e da dança contemporânea;
- Promover o contacto com diferentes correntes estéticas, técnicas e metodologias da Dança;
- Proporcionar o contacto e a interação com o meio artístico e profissional da Dança;
- Valorizar a vivência e trabalho em grupo assente nos princípios da solidariedade, da cooperação e do respeito mútuo;
- Proporcionar a experiência de estar em palco, permitindo a aquisição de noções essenciais relacionadas com a criação artística, produção e interpretação de espetáculos.
- Integrar o conhecimento das várias áreas relacionadas com o espetáculo, como a luminotecnia, a sonoplastia, a direção de cena, a produção, a maquilhagem e caracterização e a cenografia, entre outros.
- Promover atividades conjuntas com outras escolas de ensino artístico e outras instituições ligadas à dança e às artes do espetáculo, facilitando a troca de experiências e a concretização de ações conjuntas como espetáculos, intercâmbios e visitas de estudo, entre outras.
- Divulgar o trabalho desenvolvido na escola, incentivando a participação dos alunos em atividades e ações junto da comunidade;
- Estimular relações de convívio, solidariedade e intervenção cultural entre os membros da comunidade educativa, através de atividades de extensão curricular ou comemorações e apresentações em locais públicos de Espetáculos e Oficinas Coreográficas;
- Promover e facilitar o acompanhamento do desempenho curricular, assegurando modos de comunicação regular com os encarregados de educação e estimulando a sua participação na atividade da Escola;
- Proporcionar aos alunos uma formação adequada à realidade da dança atual, contribuindo assim para uma nova geração de bailarinos e agentes da dança com um sentido crítico apurado.
Momentos de avaliação
2º período - exame na disciplina de Dança Clássica.
Final do ano letivo – apreciação global resultante da avaliação contínua em cada disciplina.
Aproveitamento e transição
Obtém aprovação e reúne as condições para transitar de nível/ano, o aluno que obtenha uma classificação não inferior a Satisfaz, no domínio da Apreciação Global, nas disciplinas técnicas de dança clássica e dança contemporânea.
Espetáculos de fim de ano
O Curso Vocacional apresenta os seus trabalhos finais em dois espetáculos: no espetáculo de Dança Clássica/Geral onde, em conjunto com os alunos dos cursos livres, apresenta o trabalho da disciplina de Dança Clássica, e no espetáculo de Dança Contemporânea, onde apresenta o trabalho da disciplina de Dança Contemporânea.
O trabalho de Reportório e Estúdio Coreográfico, poderá ser integrado num destes espetáculos ou apresentado num espetáculo específico.
É proibido o registo de imagens nos espetáculos de fim de ano.
Na semana antes de cada espetáculo haverá ensaios de palco (num teatro a confirmar), sendo os pais responsáveis pelo transporte das crianças até ao local de ensaio.
Durante a semana de ensaios de palco é muito importante que nenhum aluno falte, para não comprometer o seu trabalho e o dos colegas.
Horários 2018/19
ANO | DISCIPLINAS | DIAS DA SEMANA | HORÁRIO | PROFESSOR | DATA DE INÍCIO |
1 (6 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau III A | 3ª e 5ª-feira | 18h00 - 19h00 |
Carla Albuquerque |
10 set. 18 Dança Clássica e Dança Contemporânea 17 set. 18 horário de 2ª a 6ª-feira 6 out. 18 horário de sábado |
6ª-feira |
18h00 - 19h00 | ||||
Dança Contemporânea |
2ª e 4ª-feira | 18h00 - 19h00 |
Bruno Duarte |
||
Barra de Chão | sábado | 09h30 - 10h30 |
Susana Rosendo |
||
2 (6 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau III B | 2ª e 4ª-feira | 17h55 - 18h55 |
Carla Albuquerque |
|
6ª-feira | 18h00 - 19h00 | ||||
Dança Contemporânea | 3ª e 5ª-feira | 19h00 - 20h00 | Bruno Duarte | ||
Barra de Chão | sábado | 09h30 - 10h30 |
Susana Rosendo |
||
3 (8 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau IV A | 2ª e 4ª-feira | 18h55 - 19h55 |
Carla Albuquerque |
|
sábado | 10h30 - 11h30 | ||||
Dança Contemporânea | 3ª e 5ª-feira | 19h00 - 20h00 |
Bruno Duarte |
||
Barra de Chão | 6ª-feira | 20h00 - 21h00 |
Susana Rosendo |
||
Estúdio Coreográfico | sábado | 08h30 - 10h30 | Rita Judas | ||
4 (10 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau IV B | 3ª e 5ª-feira | 20h00 - 21h00 |
Susana Rosendo |
|
sábado | 10h30 - 11h30 | ||||
Reportório | 6ª-feira | 19h00 - 20h00 | Joana Puntel | ||
Dança Contemporânea | 2ª-feira | 19h00 - 20h00 | Bruno Duarte | ||
4ª-feira | 20h00 - 21h00 | ||||
Barra de Chão | 6ª-feira | 20h00 - 21h00 |
Susana Rosendo |
||
Estúdio Coreográfico | sábado | 08h30 - 10h30 | Rita Judas | ||
Aquecimento e Alongamento |
sábado | 11h30 - 12h30 |
Filipe Russo |
||
Hip-Hop Disc. complementar 2º. periodo |
sábado | 11h30 - 12h30 | Lara Alves | ||
5 (10 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau V | 3ª e 5ª-feira | 20h00 - 21h15 | Carla Albuquerque | |
6ª-feira | 20h00 - 21h15 | ||||
Barra de Chão | 6ª-feira | 19h00 - 20h00 | Susana Rosendo | ||
Dança Contemporânea | 2ª-feira | 20h00 - 21h00 | Bruno Duarte | ||
4ª-feira | 19h00 - 20h00 | ||||
Estúdio Coreográfico | sábado | 08h30 - 10h30 | Rita Judas | ||
Aquecimento e Alongamento Disc. complementar 1º. periodo |
sábado | 11h30 - 12h30 |
Filipe Russo |
||
Hip-Hop Disc. complementar 2º. periodo |
sábado | 11h30 - 12h30 | Lara Alves | ||
Reportório | sábado | 12h30 - 13h30 | Carla Albuquerque | ||
6 (11 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau VI | 2ª e 4ª-feira | 19h50 - 21h05 |
Maria Franco |
|
6ª-feira | 20h00 - 21h30 | ||||
Reportório | 6ª-feira | 18h00 - 19h00 | Joana Puntel | ||
Barra de Chão | 6ª-feira | 19h00 - 20h00 | Susana Rosendo | ||
3ª e 5ª-feira (opcional) | 17h00 - 18h00 | ||||
Dança Contemporânea | 3ª e 5ª-feira | 20h00 - 21h00 | Bruno Duarte | ||
Hip-Hop Disc. complementar 1º. periodo |
sábado | 10h30 - 11h30 | Lara Alves | ||
a anunciar Disc. complementar 2º. periodo |
sábado | 10h30 - 11h30 | a anunciar | ||
Estúdio Coreográfico | sábado | 11h30 - 13h30 |
Rita Judas |
||
7 (12 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau VII | 2ª e 4ª-feira | 19h55 - 21h10 | Carla Albuquerque / Maria Franco |
|
5ª-feira | 19h00 - 20h00 | ||||
6ª-feira | 18h00 - 20h00 | ||||
Reportório | 3ª-feira | 19h00 - 20h00 | Maria Franco | ||
Barra de Chão | 3ª e 5ª-feira | 17h00 - 18h00 | Susana Rosendo | ||
Dança Contemporânea | 3ª e 5ª-feira | 18h00 - 19h00 | Bruno Duarte | ||
Gestão e Apoio à Criação Disc. complementar 1º. periodo |
sábado | 09h30 - 10h30 |
Carla Albuquerque |
||
Gestão e Apoio à Criação + workshops Disc. complementar 2º. periodo |
|||||
Hip-Hop (opcional) | sábado | 10h30 - 11h30 | Lara Alves | ||
Estúdio Coreográfico | sábado | 11h30 - 13h30 |
Rita Judas |
||
8 (12 horas semanais) |
Dança Clássica – Grau VIII | 2ª e 4ª-feira | 19h55 - 21h10 | Carla Albuquerque / Maria Franco |
|
5ª-feira | 19h00 - 20h00 | ||||
6ª-feira | 18h00 - 20h00 | ||||
Reportório | 3ª-feira | 19h00 - 20h00 | Maria Franco | ||
Barra de Chão | 3ª e 5ª-feira | 17h00 - 18h00 | Susana Rosendo | ||
Dança Contemporânea | 3ª e 5ª-feira | 18h00 - 19h00 | Bruno Duarte | ||
Gestão e Apoio à Criação Disc. complementar 1º. periodo |
sábado | 09h30 - 10h30 | Carla Albuquerque e professores convidados |
||
Gestão e Apoio à Criação + workshops Disc. complementar 2º. periodo |
|||||
Hip-Hop (opcional) | sábado | 10h30 - 11h30 | Lara Alves | ||
Estúdio Coreográfico | sábado | 11h30 - 13h30 | Rita Judas |
201
Preços 2018/19
ANO |
OPÇÕES DE PAGAMENTO |
||
ANUAL |
TRIMESTRAL |
MENSAL |
|
1 (Grau IIIA) |
707€ | 259€ | 86€ |
2 (Grau IIIB) |
707€ |
259€ | 86€ |
3 (Grau IVA) |
766€ |
281€ | 93€ |
4 (Grau IVB) |
810€ |
297€ | 98€ |
5 (Grau V) |
810€ |
297€ | 98€ |
6 (Grau VI) | 843€ | 309€ | 102€ |
7 (Grau VII) | 863€ | 317€ | 105€ |
8 (Grau VIII) | 863€ | 317€ | 105€ |
Ao preço do curso acrescem 10€ de inscrição para novos alunos e alunos que renovem a inscrição fora do prazo estabelecido. O seguro está incluído no valor do curso.
Benefícios, não acumuláveis:
Instituições ou grupos com o mínimo de sete elementos, mediante acordo prévio: 10% desconto e facilidade de pagamento mensal;
Inscrição em dois cursos: 20% desconto no curso de menor valor;
Frequência de dois elementos da mesma família: 20% desconto no curso de menor valor;
Empregados e familiares das empresas/instituções parceiras da Companhia de Dança de Almada: 10% desconto sobre opção de pagamento.
Nota: Os cursos realizam-se com o número mínimo de seis alunos.
Inscrições 2018/19
O período de renovação de inscrições de alunos decorre de 18 de junho a 20 de julho de 2018.
A partir de 3 de setembro de 2018, recebemos inscrições de ex-alunos e novos alunos.
A inscrição é feita mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição própria (disponível para descarregar abaixo), entregue na Ca.DA Escola, acompanhada de:
- duas fotografias tipo passe;
- fotocópia, devidamente autorizada, do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal.
Ficha de inscrição para descarregar aqui
Calendário letivo 2018/19
Início do Curso Vocacional: 10 de setembro (só Dança Clássica e Dança Contemporênea); 17 de setembro (restantes disciplinas de 2ª a 6ª-feira); 6 de outubro (aulas de sábado)
Férias de Natal - 21 de dezembro a 2 de janeiro
Interrupção de Carnaval: 4 a 6 de março
Férias da Páscoa: 14 a 22 de abril
Termo do ano letivo: 23 ou 30 de junho (anos 1 e 2), a confirmar; 14 de julho (anos 3, 4, 5, 6, 7 e 8)
Equipamentos
O equipamento de cada ano tem um modelo específico e pode ser adquirido na escola. Mais informações na secretaria.