Agenda

27 Nov. 2020;
09:00PM - 10:15PM
"A quiet moment"
28 Nov. 2020;
09:30PM - 10:45PM
ANTECIPADO "A quiet moment"
08 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
09 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
10 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
11 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
12 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
13 Dez. 2020;
05:00PM - 06:00PM
CLASH! Festival Internacional
19 Dez. 2020;
12:00AM
Aulas abertas | Dança Criativa, Pré-Primário e Primário
19 Dez. 2020;
09:30PM - 10:21PM
"Inverno"

Newsletter

I agree with the Privacy policy

Partillha

Facebook

DENTRO DO ABRACO CaDA 2016 creditos Pedro Soares foto1 637x232

"Dentro do Abraço - Laboratório Coreográfico Itinerante", é um projeto idealizado para proporcionar à comunidade a experiência de contacto direto com um processo de criação artística de uma peça de dança contemporânea.

Os participantes, a selecionar entre os utentes de associações culturais e de solidariedade social - apoio a crianças, jovens, família, integração social e comunitária e proteção na velhice - associações de doentes ou pessoas portadoras de deficiência, associações de imigrantes, entre outras, serão convidados a tornar-se elementos ativos na construção de um espetáculo profissional original, que partirá da sua realidade, partilhando o palco com um grupo de artistas profissionais, que temporariamente se integram na sua comunidade e orientam laboratórios coreográficos.

Este é um trabalho que dá continuidade àquele que tem vindo a ser desenvolvido pela Companhia de Dança de Almada – entidade promotora do projeto – no âmbito da inclusão social, com um grupo de afrodescendentes do concelho de Almada, nomeadamente através da dança-educação, estimulando os participantes para o movimento, tendo como base as suas próprias vivências.

A itinerância do projeto assenta na perspetiva de continuidade, concretizando este trabalho com associações de todo o país, de forma a chegar ao máximo de intervenientes e públicos, e sobretudo pela vantagem de sustentar o conhecimento, a criatividade e a inovação entre os que participam, e incentivar a mobilidade e intercâmbios produtivos entre culturas e identidades culturais locais e nacionais.

Partindo de um prévio encontro entre a Companhia de Dança de Almada e a associação ou comunidade participante, em que se irão estabelecer não só responsabilidades, horários e questões logísticas, procurar-se-ão pontos essenciais da cultura e identidade da comunidade para que, mais tarde, sejam trabalhados e inseridos no produto final, potenciando um resultado singular, enraizado e indissociável do grupo cocriador.

Em termos de contexto temático, optou-se pela transversalidade das memórias afetivas – De onde venho e quem sou? Quem sou em relação ao outro? De que modo um abraço funciona como uma terapia?

Este abraço como cura, será a base dos estímulos ao movimento, pela interessante forma como um movimento quotidiano simples pode ter um tão significativo número de leituras e ser utilizado como metáfora para problemas transversais, não só a estas comunidades mas a todo e qualquer ser humano.

Tendo em conta a possibilidade de ausência de práticas corporais dos elementos da comunidade, procurar-se-á, durante o laboratório, construir uma coreografia a partir da movimentação quotidiana do corpo, explorando e combinando o gesto com as contribuições pessoais dos participantes e estabelecendo relações coreográficas, físicas e verbais entre os intérpretes e os elementos musicais/cénicos. Exclui-se, portanto, a necessidade de um conhecimento técnico em dança, o que torna propensa a exploração interpretativa e da presença em palco de pessoas que provavelmente nunca tiveram essa oportunidade no âmbito da dança contemporânea. Torna-se assim especial, exatamente pela forma como o corpo reage à novidade, dando espaço à experimentação e apropriação do espaço performativo, criando novas perspetivas face ao que é o espetáculo e, no fundo, as artes performativas.

A partir de uma partitura coreográfica construída em cocriação pela equipa artística da Companhia, que não é um produto estanque mas uma linha orientadora do trabalho que será depois desenvolvido nos laboratórios, criar-se-ão com as comunidades quadros coreográficos que incluam não só o seu movimento, mas também a sua cultura: música, histórias, tradições, etc; e que, inseridos nessa base coreográfica geral, criará um espetáculo original que, por esta caraterística de volatilidade, será completamente diferente entre instituições e zonas do país, tendo sempre caraterísticas de uma estreia.

Propõe-se, assim, um projecto com três dimensões essenciais – a artística, que assenta na integração e experimentação de um projeto artístico pleno e, de todas as formas, pessoal e interpessoal; a social, expressa na busca de uma integração social e exploração afetiva dos intervenientes; e a pedagógica, manifesta na aquisição de conhecimentos técnicos em relação à produção das artes performativas e, mais especificamente, da dança contemporânea.

O projeto "Dentro do Abraço - Laboratório Coreográfico Itinerante" tem os seguintes objetivos:

  • Promover a discussão sobre a atualidade da problemática da discriminação social, étnica, sexual ou racial e fomentar a procura de soluções louváveis à inclusão social, igualdade e dignidade, através de um projeto artístico;
  • Potenciar a transmissão dos valores culturais e sociais das comunidades envolvidas;
  • Envolver os participantes no ato de criação/interpretação de um produto artístico cultural num contexto profissional, potenciando comportamentos e fomentando competências inerentes a um trabalho nesta especificidade;
  • Promover a individualidade como eco essencial na criação global, contribuindo para a formação humana e posicionamento crítico dos intervenientes;
  • Valorizar o papel do corpo e do movimento contemporâneo enquanto meio de expressão artística;
  • Fomentar a criatividade e expressividade individual na construção do movimento;
  • Promover a dança contemporânea criando dinâmicas como processo de formação de públicos.

Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para mais informações:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros