Mesa-redonda com transmissão online via Zoom (https://zoom.us/j/7865700512 | ID: 786 570 0512), dia 22 de julho, das 18h às 20h (hora de Portugal). O debate será falado em português e terá livre acesso.
Esta iniciativa insere-se no projeto europeu Up2DANCE em que estamos envolvidos com algumas companhias europeias - Balletto di Roma, Derida Dance Center, Magenta Consultoría, Polski Teatr Tańca - Polish Dance Theatre e ICK Dans Amsterdam - e que se propõe, nomeadamente, comparar a situação da formação de profissionais da dança nos vários países e impulsionar um processo de reconhecimento e validação de seus conhecimentos, habilidades e competências, de acordo com os princípios do EQF (Quadro Europeu de Qualificações).
Para esta mesa-redonda dedicada à profissão de bailarino, foram convidados os responsáveis de algumas escolas que se dedicam à formação de bailarinos.
A mesa será moderada por Ana Macara e contaremos com a participação ativa de:
Susana Rodrigues | EDAM - Escola de Dança Ana Mangericão
Madalena Xavier | Escola Superior de Dança
Albino Moura | Lugar Presente
Cristina Pereira | Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Carla Albuquerque | Ca.DA Escola
Convidámos também os representantes de associações profissionais que poderão contribuir para este processo:
Iolanda Rodrigues | 1ª Posição - Associação de Escolas e Professores do Ensino Artístico Especializado em Dança
Pedro Fidalgo Marques | Pró-associação de profissionais de Dança
Biografias
Albino Moura (Porto, 1964)
Teve a sua formação principal no Centro de Formação de Bailarinos do Ballet Gulbenkian e posteriormente na C.N.B., tendo-se iniciado no Balleteatro do Porto.
Paralelamente, completou a sua formação artística em cursos e workshops em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente no The Place, em Londres, e na Escola de Rosella Hightower, em Cannes.
Como bailarino profissional integrou o elenco da C.N.B. até 1991, enquanto elemento do corpo de baile.
Desde que abandonou o palco, tem-se dedicado à Gestão Cultural, enquanto membro fundador e produtor de projetos como o Festival Danças na Cidade, a Companhia Paulo Ribeiro e o Teatro Viriato.
Em 2016, concluiu o Mestrado em Ensino da Dança, depois de terminar o 2º. ano da Licenciatura na Escola Superior de Dança, em Lisboa.
Para além de fundador e Administrador da Escola de Dança Lugar Presente, onde também leciona, é atualmente professor assistente na Escola Superior de Educação de Viseu.
Madalena Xavier (Lisboa, 1979)
É professora adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da mesma instituição.
Doutorada em Motricidade Humana na Especialidade de Dança (2017), com a tese intitulada “Processos de criação coreográfica em Portugal: uma proposta de intervenção artístico-pedagógica”. Mestre em Ciências da Comunicação na especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias – FCSH (2010). Em 1997, terminou o Curso de Bailarinos Profissionais da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Em 2001, licenciou-se em Dança – Ramo de Espetáculo, pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Profissionalmente trabalhou como intérprete com Frédéric Flamand - Charlerois Danses, Ana Rita Barata, Rui Lopes Graça, entre outros. Coreografou “Estar de Fora Para Ver” (2004), “The End and Then” (2004), “Super-heróis” (2006), “Qualquer Um” (2007), “A possibilidade de” (2009) e “Entro, atravesso, percorro, meço” (2011), “Adormece que o sonho aparece” (2014), “princípio da queda, início do fim” (2019).
Susana de Azevedo Rodrigues
Iniciou os estudos em Técnica de Dança Clássica e Moderna na EDAM - Escola de Dança Ana Mangericão (1994), onde frequentou o Ensino Artístico Especializado (EAE), aulas de Sapateado e Expressão Dramática. Entre 2004 e 2010 frequentou e concluiu a licenciatura em Dança e o Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, na Escola Superior de Dança (ESD), em Lisboa. No ano de 2007 realizou ERASMUS, na Fontys Dansacademie (Holanda). Em 2009 integrou o corpo docente da EDAM, onde leciona aulas de Técnicas de Dança no regime articulado e no regime livre, Trabalho de Pontas e Condicionamento Físico para Dança. No ano letivo de 2010/2011 frequentou e concluiu o curso de Produção e Marketing de Eventos no Centro de Formação Profissional Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias. Entre 2016 e 2018 frequentou e concluiu o mestrado em Ensino da Dança na ESD, em Lisboa, e no ano letivo de 2018/2019 lecionou Técnica de Dança Clássica, no âmbito da unidade curricular de Técnicas de Dança I, do Curso de Licenciatura em Dança, na mesma instituição. Integrou, a 1 de julho de 2019, a Direção Pedagógica da Escola de Dança Ana Mangericão.
Carla Albuquerque
Estuda Dança Clássica desde os sete anos. Teve formação clássica com os professores Michèle Destréez, Patrick Hurde, Ruth Silk e Mark de Graef. Mais tarde, estudou Dança Moderna, Jazz, Sapateado e Dança Contemporânea. Fez vários cursos de formação complementar em dança, como o Estágio Internacional de Dança de Lisboa, 14º Estágio da professora Barbara Fewster em Inglaterra, no Stage-Danse Monpellier, Master's Class em França, entre outros. Em 2002, concluiu a licenciatura em Dança - Ramo de Educação, na Escola Superior de Dança. Desde então deu aulas de Dança Clássica, Dança Criativa e Música e Movimento para bebés em várias escolas, tendo desempenhado o cargo de Diretora Pedagógica na Academia de Dança de Lisboa, entre 2003 e 2005. Participou em vários cursos e seminários dedicados ao ensino da dança em idade pré-escolar e escolar, entre os quais o Estágio Pedagógico dirigido pelo professor Alain Davesne, presidente da Association Française des Maîtres de Dance Classique, Movimento Improvisação e Ritmo, do professor Edwin Gordon, e A Dança no Ensino Obrigatório, orientado pelo prof. Maurizio Padovan, entre outros. Desde 2005 que colabora com a Companhia de Dança de Almada, tendo coreografado, interpretado e coproduzido em parceria com M. J. Mirco e M. J. Bernardino os bailados “O Sonho da Princesa Clarice”, “A Floresta” e “A Cidade que era Cinzenta”. Desde 2005 é professora e coordenadora da escola da Companhia de Dança de Almada | Ca.DA Escola, desenvolvendo um trabalho de apoio a jovens criadores e incentivando os alunos a explorar e a desenvolver as dimensões criativa e estética, que considera tão importantes como a aprendizagem técnica. Em 2016 colaborou com a Associação de Professores de Educação Músical (APEM), na elaboração de tutoriais de movimento para o projeto Cantar Mais.
O projeto “Up2DANCE: Updating professional profiles towards contemporary dance” é financiado pelo Programa Europeu Erasmus+, ID: 2019-1-IT01-KA202-007609.