Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

Up2DANCE nov21

Workshops de aprendizagem entre pares em Portugal

A concretização do Projecto Up2DANCE (Código do projecto: 2019-1-IT01-KA202-007609 / ID Nacional do Projecto (CUP): G85G19000110006) prosseguiu com a organização e realização de mais dois Workshops de Aprendizagem entre Pares promovidos pela Companhia de Dança de Almada (Portugal ) em julho e outubro.

De 4 a 10 de julho, os parceiros do consórcio foram recebidos em Almada, Portugal, para um workshop de uma semana composto por aulas de ballet clássico e dança contemporânea, bem como debates relacionados com o estado da arte.

Todos os participantes foram recebidos em Almada por Maria Franco, Ana Macara e Carlota Machado. O workshop foi dedicado a aulas de ballet clássico e dança contemporânea ministradas pelos representantes de cada organização parceira, bem como a debates.

Aqui está uma breve visão geral das conclusões importantes em termos da profissão do bailarino contemporâneo:

  • O bailarino pode comprometer-se com a performance e dar sentido ao trabalho coreográfico, dentro de uma perspectiva pessoal.
  • O bailarino pode demonstrar na sua performance uma força imaginativa, criatividade e cor individual.
  • O bailarino desenvolve uma assinatura pessoal na interpretação de uma peça de dança.
  • O bailarino pode colocar o seu trabalho numa perspectiva intercultural, social e internacional mais ampla.
  • O bailarino sabe como se preparar e aquecer sozinho para uma aula, ensaio ou apresentação.
  • Além disso, uma atenção vibrante foi dada ao papel do diretor de ensaio/repetiteur.

Foi comentado que este papel corresponde a uma espécie de “super-herói na sombra”. Trata-se de um papel fundamental na apresentação de uma peça de dança, muitas vezes esquecido por quem não está profundamente envolvido no processo de colocar uma dança em palco. É especialmente importante que este papel seja assumido por alguém com muita experiência em dança no palco, mas também tenha um bom conhecimento de cada um dos bailarinos e também do coreógrafo. Ele / ela precisa obter a confiança de ambos e servir como um treinador, conhecedor dos métodos de treinamento e dos períodos de descanso necessários, a fim de tirar o melhor proveito da potencialidade dos bailarinos. Deve ter um relacionamento particularmente bom com os bailarinos, o coreógrafo, os técnicos e a direção da companhia, e servir de contacto entre todas as entidades envolvidas na apresentação da obra. O repetiteur recebe a tensão de todas as partes e precisa trabalhar como um solucionador de problemas, contribuindo de forma extrema para o bem estar de toda a companhia.

O segundo Peer Learning Workshop liderado pela Companhia de Dança de Almada decorreu entre 30 de setembro e 2 de outubro e foi integrado no festival internacional Quinzena de Dança de Almada. Os parceiros do Projeto Up2DANCE que participaram do workshop foram: Derida Dance Centre, Balletto di Roma e ICK Dans Amsterdam.
Os principais objetivos da atividade eram:

  • Rever os diferentes métodos de formação e a documentação do trabalho artístico relacionado com os métodos de formação trocados durante as ações de formação online.
  • Trocar práticas e adquirir novas competências sobre as abordagens digitais da dança contemporânea.
  • Divulgar os resultados do projeto a nível local em Portugal.

 

E AGORA?
O que veio a seguir ao processo de realização do projeto Up2DANCE foi uma reunião final em Roma, Itália, hospedada pelo parceiro líder do projeto - Balletto di Roma.
Foram realizadas discussões em relação ao andamento dos eventos e atividades de divulgação, bem como questões relativas à organização do evento final.
O Memorando de Entendimento foi oficialmente assinado entre os parceiros em que fizeram um brainstorming de ideias sobre o futuro do grupo de trabalho.

 

SOBRE UP2DANCE
Up2DANCE (2019-2021) é um projeto Erasmus+ que visa harmonizar conhecimentos, competências e aptidões na profissão de dança e na educação em dança a nível europeu.

O objetivo é aumentar a mobilidade dos profissionais da dança contemporânea na Europa.

O projeto é executado em parceria entre Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Teatro de Dança Polonês (Polónia), ICK Dans Amsterdam (Holanda), Companhia de Danca de Almada (Portugal) e Magenta Consultoria Projects (Espanha), e é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Para mais informações, siga a página oficial do projeto no Facebook, @up2danceproject ou consulte o site oficial: www.up2danceproject.eu

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros