Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

WOMAN MADE 637x232

WOMAN MADE é um projeto de valorização, difusão e implementação de produção coreográfica feminina a nível internacional.

Partindo de Itália, país impulsionador do projeto, o trabalho criativo será difundido em mais 7 países, com vista a compartilhar intenções e objetivos comuns, tais como: o posicionamento das mulheres em funções de liderança e influência nos contextos de trabalho (o sector da dança, nosso campo de atuação, é neste caso simbólico de uma luta pela emancipação da mulher no mundo do trabalho); a superação do infrutífero antagonismo social entre homens e mulheres; a superação de barreiras mentais, tradições e costumes que ainda hoje não permitem que as mulheres determinem seu próprio destino no campo de trabalho, livre de preconceitos e prejuízos.

Através desta rede de mulheres-coreógrafas, pretendemos fazer brilhar a produção de conteúdos artísticos de grande profundidade e valor, de forte impacto visual e emocional, fruto de criadoras de 8 origens diferentes. Esta é uma colaboração transversal, cuja alma está no direito a serem reconhecidas como profissionais, coreógrafas e criativas, da mesma forma que seus colegas homens.

Os parceiros dos países envolvidos no projeto irão traçar trajetórias ao longo das quais se encontrarão e confrontarão: a história pessoal, a cultura, a tradição de cada mulher envolvida no projeto contribuirão para dar vida a produções coreográficas que serão a história de experiências, mas também montras e manifestos de libertação social e laboral num mundo - o da dança - ainda dominado por homens.

A rede agrega a colaboração entre várias instituições artísticas italianas, tendo como líder a associação cultural ArtGarage - Centro Coreografico e delle Arti Performative Contemporanee, sob a direção artística de Emma Cianchi, à qual se juntam a associação cultural Dance Gallery/Residenza HOME (Perugia), dirigida por Valentina Romito; a produtora Associazione Adarte (Siena), dirigida por Francesca Lettieri e Paola Vezzosi; a produtora Associazione Culturale Borderline (Salerno), dirigida por Claudio Malangone; e a companhia Associazione Campania Danza (Salerno), dirigida por Antonella Iannone.

O projeto parte assim da região italiana da Campania, importante na área da Dança Contemporânea muito graças ao projeto NID Platform que ali se desenvolve.

Internacionalmente, o projeto WOMAN MADE desenvolve-se com outros parceiros de vários países:
Estados Unidos da América: American Dance Abroad
Grécia: Milos International Dance & Theatre Center
Israel: Machol Shalem
México: Conjunto Santander de Arte Escenica
Portugal: Companhia de Dança de Almada
Tunísia: Hayyou'Raqs
Vietname: Arabesque Dance Company

WOMAN MADE venceu o Boarding Pass Plus '21/'22 do Ministério da Cultura Italiano, para dar voz a mulheres coreógrafas, diretoras e curadoras em criação e programação artística, fazendo convergir o olhar feminino sobre a Dança Contemporânea.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros