THE PROCESS OF BURNING IN REVERSE CaDA 2024 foto 1 creditos Hugo David news

No próximo mês de junho a Companhia de Dança de Almada apresenta-se no Seattle International Dance Festival, nos Estados Unidos da América, com a peça “The Process of Burning in Reverse”, uma criação de São Castro.

Estreada em 2024, ano em que assinalou o centenário da morte de Franz Kafka, esta peça resultou do convite dirigido à coreógrafa para a criação de um novo trabalho para a Companhia de Dança de Almada, no qual se propôs aliar o corpo e seu potencial expressivo à narrativa visceral e enigmática deste controverso e influente escritor.

No trabalho coreográfico de São Castro tem havido uma atenção e reflexão constante à relação entre palavra e corpo. Nos últimos anos, tem desenvolvido uma pesquisa teórico-prática, através das suas criações, no sentido de analisar e explorar métodos de tradução da palavra no corpo, de forma a que este se manifeste como discurso visível.

Uma metodologia que designa como corporização da palavra, tem sido o foco nos seus processos criativos e simultaneamente se tem revelado como uma procura contínua sobre os processos de comunicação em que o corpo é o protagonista e o seu movimento potenciador de um discurso não-verbal que mesmo apresentando-se abstrato - uma das características associadas à Dança - tem a capacidade de se revelar como extensão dramatúrgica da palavra.

Foi no seguimento desta pesquisa que a coreógrafa recorreu às obras de Kafka para este trabalho, cujo processo de pesquisa foi iniciado no Teatro Viriato, no âmbito do Programa de Residências de Criação "mi casa tu casa", seguido de residência em Almada.

O título “The Process of Burning in Reverse” é uma metáfora para o incumprimento do último desejo de Kafka - que Max Brod queimasse todos os seus manuscritos após a sua morte. Contrariando a vontade do autor, o seu amigo e confidente optou por preservar os escritos e desenhos, assegurando o impacto da obra de Kafka e perpetuando algumas das obras mais relevantes da literatura do século XX.

Em digressão desde a estreia em setembro de 2024, este emblemático espetáculo é agora apresentado pela primeira vez fora de Portugal, seguindo depois para a Croácia, no Šibenik Dance Festival (em julho), e Lituânia (em outubro). Em Portugal foi apresentado no contraDANÇA da Guarda e em Mafra, não havendo novas datas previstas. A apresentação em Seatle - E.U.A. tem o apoio da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e em Sibenik - Croácia, da Embaixada de Portugal na Croácia / Instituto Camões em Zagreb.

São Castro foi bailarina no Balleteatro, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Iniciou-se na coreografia em 2009, e desde 2011, desenvolve uma colaboração artística com o coreógrafo e bailarino António M Cabrita, com quem criou “Dido e Eneias” (2017) para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2015, os dois foram distinguidos com o Prémio Autores - Melhor Coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Algumas das suas peças têm sido consideradas pela imprensa nacional como dos melhores espetáculos de Dança do ano. Em 2016 criou "The Art of Losing" para a Companhia de Dança de Almada.

+info
23 mai. 2025

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros