Agenda

15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1
16 Jul. 2024;
09:00PM -
Apresentação dos trabalhos criativos do EAE
15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1
15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1
15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1
22 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 2
22 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 2
22 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 2
22 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 2
22 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 2

Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

Up2Dance 637x232

A Companhia de Dança de Almada está presentemente envolvida no projeto Up2DANCE, cujo principal objetivo é promover o intercâmbio de colaboração de boas práticas a nível da União Europeia, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades específicas para as profissões de dança, hoje e no futuro. Este projeto é resultado de uma colaboração entre Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Centre (Bulgária), Magenta Consultoria (Espanha), Polish Dance Theatre (Polónia), ICK (Holanda) e Companhia de Dança de Almada (Portugal).

A Dança Contemporânea atravessa uma época de enorme vitalidade, com o surgimento e implantação de muitos projetos inovadores e marcantes no meio artístico europeu, sobressaindo nos mais diversificados palcos e impulsionada pelas redes sociais e meios de comunicação mais atentos às atividades culturais. No entanto, o reconhecimento de figuras profissionais ligadas a esta área ainda é escasso e fragmentado, com consequências negativas para a empregabilidade dos profissionais. Não existe a nível europeu, uma uniformidade na formação nem no reconhecimento das competências necessárias e características de cada profissão, ou na definição dos respetivos perfis, o que pode ser dificultador da circulação dos profissionais do setor.

O projeto Up2DANCE visa fazer um levantamento da situação a nível europeu, de modo a apoiar a modernização dos sistemas de educação e treino, em particular através de um melhor uso das ferramentas de transparência e reconhecimento da UE e do intercâmbio de boas práticas relacionadas com a indústria da dança a nível europeu, a fim de impulsionar o processo de harmonização e atualização dos currículos dos perfis profissionais de acordo com os requisitos do cenário contemporâneo.

Como ponto de partida, a principal atividade a ser realizada será a organização de mesas redondas com as partes interessadas locais, regionais ou nacionais, com o objetivo de detetar o estado da arte no reconhecimento de ocupações profissionais, discutir as competências e o tipo de treino em diferentes níveis, procurando lacunas existentes e formas de as ultrapassar.

 

O projeto Up2DANCE é cofinanciado pelo programa da União Europeia Erasmus+, ID 2019-1-IT01-KA202-007609..

 

Conheça e acompanhe a atividade do Up2DANCE!
https://www.facebook.com/up2danceproject/

Up2DANCE Profissionalizacao do Bailarino jul20 637x232

Mesa-redonda com transmissão online via Zoom (https://zoom.us/j/7865700512 | ID: 786 570 0512), dia 22 de julho, das 18h às 20h (hora de Portugal). O debate será falado em português e terá livre acesso.

Esta iniciativa insere-se no projeto europeu Up2DANCE em que estamos envolvidos com algumas companhias europeias - Balletto di Roma, Derida Dance Center, Magenta Consultoría, Polski Teatr Tańca - Polish Dance Theatre e ICK Dans Amsterdam - e que se propõe, nomeadamente, comparar a situação da formação de profissionais da dança nos vários países e impulsionar um processo de reconhecimento e validação de seus conhecimentos, habilidades e competências, de acordo com os princípios do EQF (Quadro Europeu de Qualificações).

Esta mesa-redonda decorrerá no sábado 3 de outubro de 2020, no Forum Municipal Romeu Correia, em Almada, entre as 11h e as 13h, e deverá abordar tópicos como:

  • Conhecimentos, técnicas e competências fundamentais para o exercício da profissão de professor de dança clássica ou contemporânea na atualidade.
  • Papel e dificuldades existentes na formação de formadores na área da dança.
  • Modelos de formação para professores de dança.
  • Reconhecimento da profissão de professor de dança e regulamentação sobre as habilitações necessárias para a docência. 

Esta mesa-redonda decorrerá dia 7 de outubro de 2020, quarta-feira, no Forum Municipal Romeu Correia em Almada, entre as 18h e as 20h, e deverá abordar tópicos como:

  • Conhecimentos, técnicas e competências fundamentais para o exercício da profissão de ensaiador.
  • Papel e dificuldades no exercício da profissão de ensaiador de dança.
  • Reconhecimento da profissão de ensaiador na área da dança. 

news up2dance abr21

A Companhia de Dança de Almada continua envolvida no projeto europeu Up2DANCE. Entre 12 e 15 de abril de 2021, decorreu o quarto workshop de formação entre pares, organizado online pelo ICK Dans Amsterdam. Desta vez, os objetivos do trabalho foram, em primeiro lugar, analisar métodos de treino de bailarinos e a documentação sobre o trabalho artístico relacionado com esse treino, a fim de identificar as principais qualidades e capacidades que se esperam dos bailarinos. O segundo objetivo foi apresentar e discutir os papéis do bailarino, professor de dança, coreógrafo e ensaiador.

news workshop Up2dance jul21 632x232

Entre 5 e 9 de julho, a Companhia de Dança de Almada recebe nas suas instalações os seus parceiros, para um workshop intensivo dedicado à análise de métodos e levantamento de boas práticas na formação de bailarinos de Dança Contemporânea. Em Almada, contaremos com a participação dos professores Agnieszka Jachym (Polish Dance Theatre), Jivko Jeliazkov (Derida Dance), Azzurra Schena e Emanuele Burrafato (Balletto di Roma), bem como Marley Braff e Vincent Colomes (ICK Amsterdam).

news up2dance jul21

Após a realização de diversos workshops direcionados para novos modelos de gestão e para novas linguagens da dança contemporânea, o Projeto Up2DANCE (Código do projeto: 2019-1-IT01-KA202-007609 / ID Projeto Nacional (CUP): G85G19000110006) deu continuidade ao terceiro encontro transnacional de parceiros, entre 24 e 28 de maio, realizado online e organizado pela Magenta Consultoria Projects (Espanha).

Up2DANCE nov21

Workshops de aprendizagem entre pares em Portugal

A concretização do Projecto Up2DANCE (Código do projecto: 2019-1-IT01-KA202-007609 / ID Nacional do Projecto (CUP): G85G19000110006) prosseguiu com a organização e realização de mais dois Workshops de Aprendizagem entre Pares promovidos pela Companhia de Dança de Almada (Portugal ) em julho e outubro.

Up2DANCE newsletter X

O incrível percurso do projeto Up2DANCE (Project code: 2019-1-IT01-KA202-007609/ Project National ID (CUP): G85G19000110006) chegou ao fim.

A realização do projeto passou por diversas etapas.

18 mesas redondas focadas nos perfis profissionais em dança contemporânea, nomeadamente bailarinos, professores de dança, coreógrafos/as, diretores de ensaio, foram referidos por todas as organizações parceiras – Balletto di Roma (Itália), Derida Dance Center (Bulgária), Polish Dance Theatre (Polónia), Magenta Consultoria Projects (Espanha), ICK Dans Amsterdam (Holanda) e Companhia de Dança de Almada (Portugal) com o objetivo de definir o estado da arte, atualizando os perfis profissionais mencionados na dança contemporânea.

WOMAN MADE 637x232

WOMAN MADE é um projeto de valorização, difusão e implementação de produção coreográfica feminina a nível internacional.

Partindo de Itália, país impulsionador do projeto, o trabalho criativo será difundido em mais 7 países, com vista a compartilhar intenções e objetivos comuns, tais como: o posicionamento das mulheres em funções de liderança e influência nos contextos de trabalho (o sector da dança, nosso campo de atuação, é neste caso simbólico de uma luta pela emancipação da mulher no mundo do trabalho); a superação do infrutífero antagonismo social entre homens e mulheres; a superação de barreiras mentais, tradições e costumes que ainda hoje não permitem que as mulheres determinem seu próprio destino no campo de trabalho, livre de preconceitos e prejuízos.

Através desta rede de mulheres-coreógrafas, pretendemos fazer brilhar a produção de conteúdos artísticos de grande profundidade e valor, de forte impacto visual e emocional, fruto de criadoras de 8 origens diferentes. Esta é uma colaboração transversal, cuja alma está no direito a serem reconhecidas como profissionais, coreógrafas e criativas, da mesma forma que seus colegas homens.

Os parceiros dos países envolvidos no projeto irão traçar trajetórias ao longo das quais se encontrarão e confrontarão: a história pessoal, a cultura, a tradição de cada mulher envolvida no projeto contribuirão para dar vida a produções coreográficas que serão a história de experiências, mas também montras e manifestos de libertação social e laboral num mundo - o da dança - ainda dominado por homens.

A rede agrega a colaboração entre várias instituições artísticas italianas, tendo como líder a associação cultural ArtGarage - Centro Coreografico e delle Arti Performative Contemporanee, sob a direção artística de Emma Cianchi, à qual se juntam a associação cultural Dance Gallery/Residenza HOME (Perugia), dirigida por Valentina Romito; a produtora Associazione Adarte (Siena), dirigida por Francesca Lettieri e Paola Vezzosi; a produtora Associazione Culturale Borderline (Salerno), dirigida por Claudio Malangone; e a companhia Associazione Campania Danza (Salerno), dirigida por Antonella Iannone.

O projeto parte assim da região italiana da Campania, importante na área da Dança Contemporânea muito graças ao projeto NID Platform que ali se desenvolve.

Internacionalmente, o projeto WOMAN MADE desenvolve-se com outros parceiros de vários países:
Estados Unidos da América: American Dance Abroad
Grécia: Milos International Dance & Theatre Center
Israel: Machol Shalem
México: Conjunto Santander de Arte Escenica
Portugal: Companhia de Dança de Almada
Tunísia: Hayyou'Raqs
Vietname: Arabesque Dance Company

WOMAN MADE venceu o Boarding Pass Plus '21/'22 do Ministério da Cultura Italiano, para dar voz a mulheres coreógrafas, diretoras e curadoras em criação e programação artística, fazendo convergir o olhar feminino sobre a Dança Contemporânea.

CLASH Project 637x232

A Companhia de Dança de Almada é parceira do projeto europeu “CLASH! - When classic and contemporary dance collide and new forms emerge”, liderado pelo Balletto di Roma (Itália), tendo como outros parceiros a companhia 420PEOPLE (República Checa), Polish Dance Theatre (Polónia), fundação Art Link Foundation em representação do Derida Dance Centre (Bulgária) e La Sapienza Università di Roma (Itália).

O projeto CLASH! propôs-se estudar o estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nos diferentes setores afetos às questões estéticas e artísticas, abordando não apenas a formação de bailarinos, como também políticas de desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança. Este estudo, tem incluído seminários e encontros públicos com atores culturais ativos nestas áreas, que decorreram sobretudo durante o ano de 2019.

Assim, um grande desafio do projeto CLASH! tem sido desenvolver uma estratégia de Capacitação Profissional, usando uma abordagem comum para enfrentar os problemas provenientes das três áreas macro do projeto: Treino de Dança; Desenvolvimento de Públicos; Marketing e Comunicação. As equipas parceiras trabalharam em diálogo, procurando atingir esse objetivo. Reconhecemos como princípio o corpo como local de conhecimento capaz de fornecer modelos e valorizar os compromissos sociais e as trocas comunitárias que as práticas de dança podem produzir. Existe uma atenção dos parceiros contemporâneos em relação à exploração, compreensão, sentimento e pesquisa no campo da dança com e dentro do corpo como ferramenta da expressão humana.

Graças ao projeto, a investigação sublinhou a necessidade de redirecionar as práticas artísticas, a fim de repensar a abordagem pedagógica usada no campo da dança, com o objetivo de desenvolver formas de combinar várias técnicas capazes de nos levar a processos de descoberta, produzir novas maneiras de nos expressar e comunicar com os outros. Dentro desta estratégia, o papel de um pedagogo foi reconhecido como crucial para o treino do bailarino. Como pedagogo, entendemos um especialista com formação teórica e prática na disciplina, capaz de desenvolver um treino que reúne tradição e inovação, fornecendo ao bailarino ferramentas para aumentar não apenas as suas habilidades físicas, mas também a sua criatividade e capacidade de falar sobre a experiência prática em dança, a fim de valorizar e desenvolver a importância desse domínio de conhecimento na comunidade local e internacional.

As cinco companhias de dança envolvidas no projeto CLASH! têm estudado modos de combinar as boas práticas aprendidas durante as oficinas realizadas na Europa com as necessidades que cada organização considera importantes, a fim de melhorar o impacto da cultura da dança no seu próprio país.

Em 2020, para além de alguns eventos de divulgação já apresentados, a maior atenção está a ser dada ao projeto de criação artística que decorre da pesquisa anterior e que deveria resultar num festival itinerante a apresentar nas cidades sede das companhias parceiras entre outubro e dezembro. Atendendo às dificuldades criadas pela crise de saúde que atravessamos, estudam-se agora novos modos de apresentação dos resultados do trabalho coreográfico desenvolvido e que a seu tempo será anunciado.

 

O projeto CLASH! é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia (Contrato de Subvenção n°. 2018 – 2032 /001 – 001) e, em Portugal, pelo Governo de Portugal | Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes.

 

Conheça e acompanhe a atividade do CLASH!
http://clashproject.eu/
https://www.facebook.com/clashprojecteu/ 

 

Fotos

CLASH Project 500x500

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros