Agenda

21 Jun. 2024;
09:00PM -
Programa Coreógrafos Emergentes | 2024
23 Jun. 2024;
07:00PM -
"Wuthering Days"
28 Jun. 2024;
09:00PM -
Espetáculo final de Dança Contemporânea
29 Jun. 2024;
09:00PM -
Espetáculo final de Dança Contemporânea
30 Jun. 2024;
10:30AM -
O baile do manjerico | oficina de movimento e exploração sensorial
05 Jul. 2024;
10:30AM -
Workshop Dance Beyond Borders
06 Jul. 2024;
10:30AM -
Workshop Dance Beyond Borders
07 Jul. 2024;
10:30AM -
Workshop Dance Beyond Borders
15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1
15 Jul. 2024;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2024 | semana 1

Newsletter

Eu concordo com a Política de privacidade

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

be international site

O projeto “Dance Beyond Borders”, apoiado pela EFFEA para a temporada 2023/24, é uma iniciativa colaborativa coordenada pelo Dance Festival Malta, com direção artística de Francesca Tranter. O projeto é concebido com a contribuição criativa do Dance Beyond Borders, criado e liderado pelas bailarinas Julienne Schembri e Deborah Falzon.

“Dance Beyond Borders” é uma exploração artística única através de residências onde a pesquisa é desenvolvida, visando aprofundar as realidades vividas por diferentes comunidades de imigrantes e refugiados e investigar o potencial transformador da arte e da dança nas suas vidas. Questiona-se como a dança pode existir na intersecção entre arte e ativismo.

A arte, como forma de expressão, é um veículo que nos leva numa viagem de introspecção e emoção. O ativismo, por outro lado, é um ato de sensibilização, muitas vezes expresso como um apelo ou protesto. Através de “Dance Beyond Borders”, procura-se explorar como estes dois mundos se cruzam, criando um discurso harmonioso e poderoso com base na investigação.

Através do poder da colaboração, a verdadeira descoberta reside na cocriação, colaboração e construção de comunidade. Libertando-nos das nossas próprias limitações, podemos evoluir através das aprendizagens e dos relacionamentos que nutrimos.

Em 2024, este projeto ganha vida através de vários laboratórios de investigação em Itália, Portugal, Israel e Malta, envolvendo as comunidades locais nestes processos criativos. Além disso, reflexões online sobre esta pesquisa serão desenvolvidas com os parceiros e artistas participantes. Esta longa jornada culminará numa eventual performance, levando nosso projeto à sua plena fruição.

O projeto "Dance Beyond Borders" é possível graças aos esforços dedicados dos nossos parceiros participantes, que partilham a nossa paixão pela dança e pela arte como veículo de mudança:

Dance Festival Malta (MT)
INTERPLAY - International Festival of Contemporary Dance and Performing Arts / Mozaico Danza (IT)
Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada (PT)
Derida Dance Center represented by Art Link Foundation (BG)
Jerusalem International Dance Week / Machol Shalem Dance House (IL)

 Workshop Dance Beyond Borders site

No âmbito do projeto Dance Beyond Borders, a Companhia de Dança de Almada organiza um workshop imersivo/intensivo de três dias com as coreógrafas Julienne Schembri e Deborah Falzon, explorando o tema Casa através do Movimento, Dança e Partilha de Histórias. Ao longo de 3 dias, aprofundaremos a relação entre as perspectivas pessoais e sociais do Lar; das nossas memórias pessoais à representação do Lar nos Media.

Todos são bem-vindos a participar nesta experiência comunitária, independentemente da sua origem ou residência atual. O nosso objetivo é criar um espaço que inclua pessoas de diferentes culturas e origens para que tenham diversas perspetivas que contribuam para a nossa investigação.

Juntos, embarcaremos numa jornada de conexão, envolvemo-nos em discussões, práticas de movimento, brincadeiras e danças. Cada atividade procurará explorar o que partilhamos sobre o nosso passado, discutir as nossas preocupações no presente e sonhar coletivamente sobre o futuro desejado.

À medida que as narrativas de deslocamento e a construção de fronteiras geográficas são confrontadas, cada participante é encorajado a questionar aspectos negligenciados das mesmas histórias, amplificar narrativas pessoais e desafiar as narrativas predominantes. Em última análise, o objetivo é descolonizar a narrativa e integrar experiências pessoais em narrativas partilhadas.

Junte-se ao Dance Beyond Borders para celebrar a riqueza das nossas histórias e lutar por um retrato mais inclusivo e autêntico de lar.

Contactos

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 10:00 às 13:00 | 14:30 às 18:00

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Seg. a sex., 16:00 às 20:00

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros