"Dentro do Abraço" é um espetáculo coreográfico que resulta do cruzamento entre os universos pessoais dos artistas da Companhia de Dança de Almada, e elementos da população local que, através de laboratórios itinerantes, integram o processo de criação de um objeto artístico.
Uma peça que funciona como um percurso pela micro-geografia emocional do Abraço, um elemento universal de união, concílio, partilha e emoção.
Sobre o autor
Bruno Duarte iniciou os seus estudos em Dança com os professores Nuno Carvalho (Hip hop) e Cláudia Cardoso (Dança Moderna), em Leiria. Em 2009 ingressa na Escola Superior de Dança, em Lisboa, na qual se licenciou em 2012. Durante o curso ingressou também na ArtEz - Institute for the Arts (Holanda), com o programa Erasmus. Profissionalmente dançou como bailarino freelancer e como bailarino de Companhias, destacando as peças "displaced episodes" de Margarida Belo Costa para a BoxNova do CCB; "Casa do Rio" e "Muito Chão" de Benvindo Fonseca, "Todo para sempre é agora" de Ricardo Ambrózio, "Re-ligações" de Rita Judas e "Jogos de Letras" de Nuno Gomes, todas para a Companhia de Dança de Almada; "Swan Lake" de Daniel Cardoso para o Quórum Ballet, "Step One" de Margarida Belo Costa para o Centro Cultural das Caldas da Rainha. Foi coprodutor e intérprete nas vídeodanças "P43", apresentada na 20ª Quinzena de dança de Almada e ".5" apresentada em países como Portugal, Bélgica, México, Brasil, Alemanha, entre outros e tendo ganho, no festival InShadow (Portugal), o prémio de melhor vídeodança em concurso - escolha do público. Como criador, apresentou já as peças "someone else ago", para Boxnova do CCB, "metamorfose" para a Culturgest, "overflow" para a EPC Dance Company e "Riot" para a Companhia de Dança de Almada. Atualmente, integra a Companhia de Dança de Almada, e é professor na Ca.DA Escola.
Ficha artística
Coreografia: Bruno Duarte
Texto: José Luís Peixoto
Figurinos e adereço: Catarina Morla
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Sonoplastia e edição de voz: José Pacheco
Conceção de cenário, seleção e edição musical e de imagem: Bruno Duarte
Assistente de coreógrafo e ensaiadora: Maria João Lopes
Interpretação (elenco original): Bruno Duarte, Francisco Ferreira (EDCN), Íris Fonseca (bolseira), Joana Puntel, Mariana Romão
Participação em Almada, março 2016: ASDL - Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, escola da Companhia de Dança de Almada
Voz: Nuno Gomes e Afonso Duarte
Agradecimento à direção da Escola de Dança do Conservatório Nacional pela cedência do aluno Francisco Ferreira, e aos alunos da Escola da Companhia de Dança de Almada pela colaboração no cenário.
Circulação
Online, 29 de maio de 2020
Zorin Dom Karlovac, Karlovac - Croácia, 3 de setembro de 2018
Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 29 de abril de 2018
Cine-Teatro de Estarreja, Estarreja - Portugal, 17 de março de 2018
Cineteatro Municipal de Castro Verde, Castro Verde - Portugal, 20 de maio de 2017
Teatro Sesi, Gioânia - Brasil, 15 de outubro de 2016
Forum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita - Portugal, 21 de maio de 2016
Teatro Municipal de Bragança, Bragança - Portugal, 29 de abril de 2016
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 5 de março de 2016
Fotos
Video
60' | M/6