Facebook Instagram  

The Art of Losing videodanca CaDA 2018 232x637

Coreografia de São Castro e realização de Cristina Ferreira Gomes

40'

 

Este projeto da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) partiu de uma ideia original de Luís Malaquias e tem como base uma criação de São Castro. O convite à realizadora Cristina Ferreira Gomes surgiu na sequência do seu exemplar trabalho sobre a dança contemporânea e da afinidade sentida entre criadores e bailarinos.

Através da interdisciplinaridade e complementaridade de linguagens e métodos, procurou-se criar uma nova obra sobre uma temática de grande profundidade, que pretende contribuir para consciencializar/alertar para questões de foro ambiental, social e cultural. Integralmente filmado no Pinhal de Leiria, reflete sobre a importância de saber como lidar com a perda.

 

Sobre as autoras

São Castro iniciou os seus estudos em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e Teatro, no Porto e licenciou-se na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Fez parte do Balleteatro Companhia, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Como bailarina freelancer trabalhou com a Companhia Paulo Ribeiro, Companhia Olga Roriz, Companhia Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Sofia Silva, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Quorum Ballet / Daniel Cardoso, Tok'Art / André Mesquita, Ka Fai Choy, Tânia Carvalho, Luís Marrafa e Hofesh Shechter / Companhia Instável. Já criou trabalhos coreográficos para a Companhia de Dança do Algarve, Escola de Dança do Conservatório Nacional e, recentemente, para o Projecto Quorum. Em parceria com António Cabrita tem vindo a desenvolver desde 2011 o projecto | ACSC |, do qual "Play False", peça estreada em 2014, recebeu o Prémio Autores 2015 na categoria Dança – Melhor Coreografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Numa coprodução entre a Companhia Nacional de Bailado e Vo’Arte, é cocriadora e intérprete de "Tábua Rasa", juntamente com António Cabrita, Henriett Ventura e Xavier Carmo. Frequentemente, dá aulas e workshops de dança contemporânea. São Castro e António Cabrita são, atualmente, diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, para a qual criaram "Um Solo para a Sociedade", que estreou em junho de 2017. Ainda em 2017, a convite de Luísa Taveira, António Cabrita e São Castro criaram Dido e Eneias para a Companhia Nacional de Bailado.

 

Cristina Ferreira Gomes é fundadora e diretora da produtora Mares do Sul. Está a realizar o documentário "Rio de Onor, Outro Tempo", com o apoio financeiro do Instituto de Cinema e Audiovisual. A estreia como realizadora foi com o documentário "Mulheres ao Mar", financiado pelo ICAM, com o qual recebeu o prémio Revelação no Festival Caminhos do Cinema Português, em 2002. O documentário seguinte, "Carta de Chamada", financiado pelo ICAM, recebeu menção honrosa para melhor documentário e também o prémio do público para melhor documentário no Festival Caminhos do Cinema Português de 2006. O filme integrou ainda a Mostra Panorama e a Mostra de Cinema Português em São Paulo e no Rio de Janeiro, no ano seguinte. Foi também exibido no ciclo de cinema sobre Emigração, organizado pela Presidência da República, em 2008 e no Festival Filmes do Homem, 2016. Do seu percurso como realizadora, destacam-se na área do documentário: série documental "Portugal que Dança" - 17 episódios sobre criadores na área da dança em Portugal; "Domingo à Tarde" - o filme segue o dia a dia de um grupo de jovens paquistaneses que se reúne todos os domingos à tarde, para jogar críquete num dos lugares mais emblemáticos de Lisboa, a Alameda D. Afonso Henriques; "Menina Limpa Menina Suja" - documentário sobre a artista plástica Ana Vidigal; "À Procura de António Botto" - documentário sobre a vida e obra do escritor António Botto. Integrou o júri do Sir Peter Ustinov Television Scriptwriting Awards de 2013 a 2016, da International Academy of Television Arts & Sciences.

 

Ficha artística
Realização: Cristina Ferreira Gomes
Coreografia e música original: São Castro
Interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão
Figurinos: Nuno Nogueira
Imagem: Luís Graciano, Cristina Ferreira Gomes, André Barreto
Som: Joana Girão
Produção: Luiz Antunes
Montagem: Sara Esteves
Colorista: Gonçalo Ferreira
Pós produção áudio: João M. Santos

Direção geral - Mares do Sul: Cristina Ferreira Gomes

Direção de ensaios - Ca.DA: Maria João Lopes
Direção artística e coordenação geral - Ca.DA: Maria Franco

 

Agradecimento ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

 

Apoio

BRASAO CMMG 2015 sem descricao red

 

Video

 

Clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para contactar a produção da Companhia de Dança de Almada.

FaLang translation system by Faboba

Contactos

    

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel: +351 212 583 175

Fax: +351 212 500 524

E-mail: geral@cdanca-almada.pt

Ca.DA Escola

 

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada

Tel +351 212 500 145

E-mail: escola@cdanca-almada.pt

Seg. a Sex., 16:00 às 20:00

Financiamento

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros

3CMA cor horizontal copy