Realização de Cristina Ferreira Gomes | Coreografia de São Castro
Estreado a 14 de dezembro de 2018, na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa, no InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
40'
Este projeto da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) partiu de uma ideia original de Luís Malaquias e tem como base uma criação de São Castro. O convite à realizadora Cristina Ferreira Gomes surgiu na sequência do seu exemplar trabalho sobre a dança contemporânea e da afinidade sentida entre criadores e bailarinos.
Através da interdisciplinaridade e complementaridade de linguagens e métodos, procurou-se criar uma nova obra sobre uma temática de grande profundidade, que pretende contribuir para consciencializar/alertar para questões de foro ambiental, social e cultural. Integralmente filmado no Pinhal de Leiria, reflete sobre a importância de saber como lidar com a perda.
Sobre as autoras
São Castro iniciou os seus estudos em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e Teatro, no Porto e licenciou-se na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Fez parte do Balleteatro Companhia, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Como bailarina freelancer trabalhou com a Companhia Paulo Ribeiro, Companhia Olga Roriz, Companhia Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Sofia Silva, Benvindo Fonseca, Vasco Wellenkamp, Quorum Ballet / Daniel Cardoso, Tok'Art / André Mesquita, Ka Fai Choy, Tânia Carvalho, Luís Marrafa e Hofesh Shechter / Companhia Instável. Já criou trabalhos coreográficos para a Companhia de Dança do Algarve, Escola de Dança do Conservatório Nacional e, recentemente, para o Projecto Quorum. Em parceria com António Cabrita tem vindo a desenvolver desde 2011 o projecto | ACSC |, do qual "Play False", peça estreada em 2014, recebeu o Prémio Autores 2015 na categoria Dança – Melhor Coreografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Numa coprodução entre a Companhia Nacional de Bailado e Vo’Arte, é cocriadora e intérprete de "Tábua Rasa", juntamente com António Cabrita, Henriett Ventura e Xavier Carmo. Frequentemente, dá aulas e workshops de dança contemporânea. São Castro e António Cabrita são, atualmente, diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, para a qual criaram "Um Solo para a Sociedade", que estreou em junho de 2017. Ainda em 2017, a convite de Luísa Taveira, António Cabrita e São Castro criaram Dido e Eneias para a Companhia Nacional de Bailado.
Cristina Ferreira Gomes é fundadora e diretora da produtora Mares do Sul. Está a realizar o documentário "Rio de Onor, Outro Tempo", com o apoio financeiro do Instituto de Cinema e Audiovisual. A estreia como realizadora foi com o documentário "Mulheres ao Mar", financiado pelo ICAM, com o qual recebeu o prémio Revelação no Festival Caminhos do Cinema Português, em 2002. O documentário seguinte, "Carta de Chamada", financiado pelo ICAM, recebeu menção honrosa para melhor documentário e também o prémio do público para melhor documentário no Festival Caminhos do Cinema Português de 2006. O filme integrou ainda a Mostra Panorama e a Mostra de Cinema Português em São Paulo e no Rio de Janeiro, no ano seguinte. Foi também exibido no ciclo de cinema sobre Emigração, organizado pela Presidência da República, em 2008 e no Festival Filmes do Homem, 2016. Do seu percurso como realizadora, destacam-se na área do documentário: série documental "Portugal que Dança" - 17 episódios sobre criadores na área da dança em Portugal; "Domingo à Tarde" - o filme segue o dia a dia de um grupo de jovens paquistaneses que se reúne todos os domingos à tarde, para jogar críquete num dos lugares mais emblemáticos de Lisboa, a Alameda D. Afonso Henriques; "Menina Limpa Menina Suja" - documentário sobre a artista plástica Ana Vidigal; "À Procura de António Botto" - documentário sobre a vida e obra do escritor António Botto. Integrou o júri do Sir Peter Ustinov Television Scriptwriting Awards de 2013 a 2016, da International Academy of Television Arts & Sciences.
Ficha artística
Realização: Cristina Ferreira Gomes
Coreografia e música original: São Castro
Interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão
Figurinos: Nuno Nogueira
Imagem: Luís Graciano, Cristina Ferreira Gomes, André Barreto
Som: Joana Girão
Produção: Luiz Antunes
Montagem: Sara Esteves
Colorista: Gonçalo Ferreira
Pós produção áudio: João M. Santos
Direção geral - Mares do Sul: Cristina Ferreira Gomes
Direção de ensaios - Ca.DA: Maria João Lopes
Direção artística e coordenação geral - Ca.DA: Maria Franco
Agradecimento ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Apoio
Circulação
Cine-Teatro Ivone Silva, Ferreira do Zêzere - Portugal, 27 de outubro de 2023
CIFA - Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, Campo Maior - Portugal, 29 de abril de 2023
Biblioteca Pública BPARJJG, Horta / Açores - Portugal, 1 a 9 de outubro de 2021
Horseshoe - Center for the Performing Arts, Jerusalém - Israel, 5 de agosto de 2021
RTP2 - Televisão portuguesa e Online, 21 de novembro de 2020
Academia Almadense – Auditório Osvaldo Azinheira, Almada - Portugal, 9 de outubro de 2019
Raiz Club, Ponta Delgada / Madeira - Portugal, 27 de setembro de 2019
Fnac Almada, Almada - Portugal, 10 de outubro de 2019
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, Almada - Portugal, 6 de outubro de 2019
Mini-Auditório Salgado Zenha, Coimbra - Portugal, 26 de novembro de 2018
Livraria Arquivo, Leiria - Portugal, 17 de novembro de 2018
Video
Clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para contactar a produção da Companhia de Dança de Almada.