Bruno Duarte |
Carla Albuquerque Estuda dança clássica desde os sete anos. Teve formação clássica com os professores Michèle Destréez, Patrick Hurde, Ruth Silk e Mark de Graef. Mais tarde, estudou dança moderna, jazz, sapateado e dança contemporânea. Fez vários cursos de formação complementar em dança, como o Estágio Internacional de Dança de Lisboa, 14º Estágio da professora Barbara Fewster em Inglaterra, no Stage-Danse Monpellier, Master's Class em França, entre outros. Em 2002 concluiu a Licenciatura em Dança - Ramo de Educação, na Escola Superior de Dança. Desde então deu aulas de Dança Clássica, Dança Criativa e Música e Movimento para bebés em várias escolas, tendo desempenhado o cargo de Diretora Pedagógica na Academia de Dança de Lisboa, entre 2003 e 2005. Participou em vários cursos e seminários dedicados ao ensino da dança em idade pré-escolar e escolar entre os quais o Estágio Pedagógico dirigido pelo professor Alain Davesne, presidente da Association Française des Maîtres de Dance Classique, Movimento Improvisação e Ritmo do professor Edwin Gordon e A Dança no Ensino Obrigatório, orientado pelo prof Maurizio Padovan, entre outros. Desde 2005 que colabora com a Companhia de Dança de Almada, tendo coreografado, interpretado e coproduzido em parceria com M. J. Mirco e M. J. Bernardino os bailados “O Sonho da Princesa Clarice”, “A Floresta” e “A Cidade que era Cinzenta”. Desde 2005 é professora e coordenadora da Ca.DA Escola, da Companhia de Dança de Almada, desenvolvendo um trabalho de apoio a jovens criadores e incentivando os alunos a explorar e a desenvolver as dimensões criativa e estética, que considera tão importantes como a aprendizagem técnica. Em 2016 colaborou com a Associação de Professores de Educação Músical (APEM), na elaboração de tutoriais de movimento para o projeto Cantar Mais. |
Inês Barros Iniciou os seus estudos na Academia de Dança de Alcobaça (2011-2019). Ao longo de 8 anos desenvolveu as técnicas de Dança Clássica, Dança Moderna e Dança Contemporânea. Em 2019/20 entrou no ProjectoQuorum tendo interpretado peças de Lua Carreira e Miguel Ramalho. Em 2020, ingressou na companhia jovem InTranzYt Cia, interpretando peças de Ana Casquilho, Fábio Lopez, Cristina Pereira e Vasco Macide, Tiago Manquinho, Ayano Tatekawa e Miguel Esteves. Em 2023, ingressa na Companhia de Dança de Almada. |
Inês Coimbra |
Lúcia Salgueiro Natural de Almada, iniciou a sua formação em dança clássica e contemporânea na escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Em 2018, completa o ensino secundário do Curso de Formação de Bailarinos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal - com principal enfoque nas técnicas de dança clássica e moderna Graham - onde integrou ainda a Pequena Companhia/Little Company, destacando o trabalho como intérprete em coreografias de Élson Marlon Ferreira, Inês Pedruco e Iolanda Rodrigues. Em 2018 muda-se para Londres para frequentar o curso de dança contemporânea da London Contemporary Dance School, terminando-o com mérito [BA (Hons)] em 2021. Destaca as coreografias do seu último ano de curso, “Dream Deprivation” de Yukiko Matsui e “Omniscient-Ego / Spiral / Law of Attraction” de Kloé Dean. |
Luís Pulido Nascido em 1978, iniciou formalmente os estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa em 1999, onde concluiu o Curso Básico de Guitarra e as disciplinas de Formação Musical e Análise e Técnicas de Composição do Curso Secundário. Simultaneamente licenciou-se no curso Professores de Educação Musical do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Setúbal. Frequentou master-classes de guitarra clássicas com Dejan Ivanovic e Eduardo Isaac, e o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. É professor de guitarra clássica em regime livre e desde 2004 leciona a disciplina de educação musical. |
Maria Franco Natural de Almada, iniciou a sua formação em dança espanhola com Célia Neves. Em 1975 frequentou a Escola de Bailado da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1979 concluiu o curso do Conservatório Nacional. Foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura, em 1986, nos Estados Unidos. Participou em diversos workshops de Dança Contemporânea, Jazz, Composição e Improvisação em Portugal e no estrangeiro, donde destaca de entre outros, o trabalho com Stephan Petronio, Carolyn Carlson, Malou Airaud, Zeca Nunes (ACARTE), Peter Gross, Joseph Russillono, Richard Levi, Michele Kadison, Joe Canteri, Jennifer Muller, Lenny Williams. Frequentou os seminários para professores promovidos pela Escola Superior de Dança, com Barbara Fewster, Diretora do Royal Ballet School, onde obteve os diplomas do 1º ao 8º curso (O.B.E. - F.I.S.T.D). Tem o diploma da Imperial Classical Ballet School. Foi bailarina do Grupo Experimental de Dança Jazz e da Companhia de Dança de Lisboa. De 1976 a 1998 leccionou na Academia Almadense, em Almada, onde formou e impulsionou a carreira artístico-profissional de numerosos jovens, com a criação do Grupo de Dança de Almada em 1990, atualmente Companhia de Dança de Almada. Fez parte do corpo docente do Estúdio Escola de Dança Clássica Anna Mascolo (1981-1983). Leccionou e assumiu a direção dos cursos de formação profissional na Companhia de Dança de Lisboa (1986-1988). Fez parte do corpo docente do Ginásio Clube Português, onde dirigiu a classe de representação de Dança Jazz (1984-2013). Desde 1990 que organiza diversas ações de formação, estágios, ateliers e workshops para crianças, jovens e adultos. Em 1998 fundou a escola da Companhia de Dança de Almada, atual Ca.DA Escola, da qual é diretora e professora. |
|
Maria José Bernardino Nasceu em Almada em 1971. Em 1983 iniciou a sua formação em Dança na Academia Almadense com as professoras Teresa Resende e Maria Franco. Em 1985 integrou os cursos de formação profissional na escola de dança da Companhia de Dança de Lisboa. De 1990 a 1999 foi bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde destaca o trabalho com Clara Andermatt, Amélia Bentes, Jordi Cortés Molina e Peter Michael Dietz. Frequentou o curso de iniciação Teatral em 1994 e foi intérprete e cocriadora de todas as peças de Maria João Garcia até 1998. Como bailarina independente fez parte dos trabalhos de Yolanda Alves "Dança com Lorca" e do projeto "Empty Box" juntamente com Cláudia Dias e Maria João Garcia. Foi bailarina da Associação Cultural Ninho de Víboras. Desde 1999 que leciona Dança Criativa, Clássica e Contemporânea na Ca.DA Escola, da Companhia de Dança de Almada. |
Raquel Tavares Natural de Lisboa, é mestre em Ensino de Dança integrado e licenciada em Criação / Interpretação (2010/13) pela Escola Superior de Dança. Iniciou o seu percurso em Dança Clássica quando tinha 7 anos, realizando vários níveis do método Royal Academy of Dance. De 2013 a 2015 realizou a formação Olga Roriz - Dança/Teatro, onde teve contacto com Olga Roriz, Sylvia Rijmer, Magalie Lanriot, Catarina Câmara, Paulo Reis, Marta Lobato, Maria Cerveira, entre outros. Simultaneamente, frequentou o projeto Quorum, onde dançou peças de Daniel Cardoso, São Castro, Inês Godinho, Jácome Filipe, e realizou aulas técnicas com Cláudia Sampaio e Margarida Belo Costa. Em 2015 apresentou o solo "Campo Estreito. Minado de Sombras", na BlackBox do CCB e em 2016, na 24.ª Quinzena de Dança de Almada. Ainda em 2015, trabalhou com Benvindo Fonseca, realizando um excerto da peça "Edzer". Em 2016, estagiou e deu aulas de repertório na Companhia Olga Roriz, durante a criação "Antes Que Matem Os Elefantes". No mesmo ano, integrou o projeto Contraste, da Associação Poveira Nós da Dança, onde dançou coreografias de Benvindo da Fonseca e de Gonçalo Lobato. Desde 2017 que é bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde dançou peças de Bruno Duarte, Luís Marrafa, Margarida Belo Costa, Luís Malaquias e Julia Ehrstrand, Martxel Rodriguez e Jon López, tendo participado nas digressões nacionais e internacionais. Enquanto professora, iniciou o seu percurso em 2013, dando aulas em várias escolas de dança clássica, dança contemporânea, dança criativa, composição coreográfica e de repertório na Companhia Olga Roriz (2016). É professora na Ca.DA Escola desde 2020. |
|
Rita Judas É formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e pela Escola Superior de Dança. Iniciou a sua carreira como bailarina na UPE Dança em 1987, com o coreógrafo Vasco Wallenkamp. Foi bailarina e coreógrafa da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (1998-2007), tendo sido responsável pelos programas pedagógicos da companhia de 2001 a 2006. Como bailarina e co-coreógrafa, participou no projecto da Companhia CIM (Companhia Integrada Multidisciplinar), em colaboração com a Associação VO'Arte e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Participou no projecto BY- PASS (workshop de Arquitectura em Diálogo com o corpo em movimento) sob a orientação de Rui Horta, em Portugal e na Alemanha. Foi formadora de Movimento Criativo e Dança Contemporânea, no projecto de criação do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. É atualmente formadora no Centro Juvenil do Monte da Caparica e professora em escolas básicas e de dança. |
Susana Matos |
Susana Rosendo Nasceu em 1980 e iniciou a sua formação em dança com o método Royal. Frequentou a escola de dança do Conservatório Nacional e foi aluna da professora Maria Franco. Licenciada em Educação da Infância, trabalhou em diferentes infantários, tendo sido orientadora de estágios. Frequentou a primeira e segunda edição do Curso de Formação para Professores de Dança Clássica, organizado pelos Estúdios Vítor Cordon e a Professora Luísa Carles em 2020 e 2021. Em 2021, teve formação e certificação no método Progressing Ballet Technique (PBT). Atualmente encontra-se a realizar uma Pós-graduação em Treino em Dança, na Faculdade de Motricidade Humana. Na Companhia de Dança de Almada participou em vários projetos artísticos como intérprete, formadora e como orientadora de ateliers de expressão corporal para crianças. Como formação complementar, salienta, trabalhos como monitora de colónias de férias e animadora de festas e eventos, tendo desenvolvido variados projetos com diversas entidades, Zarabatana, de Praznik, entre outros. Recebeu formação no método ABA, tendo trabalhado com crianças dentro do espetro do autismo. Em parceria com a professora de música Maria João Costa, desenvolve para a escola A Casa da Dança, há sete anos, ateliers de música e movimento para bebés. Atualmente leciona aulas de dança na Ca.DA Escola, a crianças, jovens e seniores e dinamiza ateliers de movimento junto da comunidade em escolas, IPSS e Associações que apoiam jovens e adultos portadores de deficiência. Em 2017, com Ângela Ribeiro, cria EmbalArte, grupo de teatro para bebés e 1ª infância, com a peça “De Lés a Lés Saberás Quem És”, para a qual também criou "As voltas que a Terra dá" em 2019 e "Do pé para a mão" em 2020. |