ⓒ Luana Santos
Criação de Hugo Marmelada
21 de junho de 2024, no Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada (estreia)
18' | M/6
As regras impostas pela sociedade, pelas quais interagimos uns com os outros, domesticam-nos. Criam tendências, hábitos, que muitas vezes perdemos a capacidade de questionar. Tornam-se um dado adquirido. Ficam tão intrínsecos na nossa maneira de pensar e de estar que ela nos cega e limita a exploração e conexão com a nossa natureza. Do que sentimos, dos nossos instintos também ligados aos nossos antepassados, sobressai o nosso lado animal e mais selvagem. Inspirado no livro “O Apelo Selvagem” de Jack London, esta peça tem como fonte de desenvolvimento a formatação que a organização da sociedade acaba por ter no indivíduo, e a exploração do que fica de fora, todas as sensações e ações consideradas fora da norma. Hugo Marmelada
Criação: Hugo Marmelada
Composição musical: Marco Santos
Interpretação: Inês Barros e Lúcia Salgueiro
Seleção de figurinos: Hugo Marmelada
Direção de ensaios: Maria João Lopes
Desenho de luz: Paulo Santos - Stageplot
Hugo Marmelada nasceu em Lisboa, em 1987. Formou-se na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Trabalhou como freelancer com vários coreógrafos como Guilherme Botelho, Ohad Naharin, Itamar Serussi, Jo Stromgren, Amanda Miller, entre outros. Ingressou em companhias de dança como It Dansa, onde finalizou a pós graduação, Companhia Nacional de Dança Contemporânea da Noruega, conhecida como Carte Blanche, e Batsheva Dance Company. Tem dado formação em dança em várias instituições, como a companhia Carte Blanche, Academy of Dance of Jerusalém, Oslo National Academy of the Arts, Proda - Professional Dance Trainning e It Dansa. Paralelamente tem vindo a coreografar, desde 2010, para o projecto “Kamuyot Creates” o dueto “I I”, apresentado no Riksteatern em Estocolmo, Suécia; “Stepping over stones” solo apresentado no 16th International Solo-Dance-Theatre Festival Stuttgart, Alemanha, que recebeu os prémios de 2.ª Melhor Performance e Prémio do Público, tendo sido convidado para uma digressão pela Alemanha e Brasil; “Connect” e “Still, you can’t smile with me” apresentados no evento Batsheva Dancers Create. Coreografou com Jens Trinidad, “Flux”, apresentado na Dansens Hus de Oslo e “As it is/ As it turns out”, apresentado na Baerum Kulturhus, Noruega.
Circulação
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada - Portugal, 20 de setembro de 2024
Contacte a produção da Companhia de Dança de Almada para a apresentação desta criação (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).