Procurando fazer renascer o interesse por um tipo de atividade que reforça os laços familiares e comunitários e contribui para o equilíbrio emocional das pessoas, "Re●ligações" pretende recriar, através de um percurso pelas diversas fases do ciclo agrícola tradicional, uma vivência comunitária e ecológica sadia.
Trabalho coreográfico inspirado no tema da agricultura tradicional, cada dia mais atual especialmente nos meios urbanos. A criação e representação, visou sensibilizar crianças e jovens para problemáticas que irão condicionar o seu futuro como adultos, tais como a consciência da biosfera como totalidade, integrando toda a variedade de seres vivos, a reconciliação das pessoas e das sociedades com a Natureza-Mãe e o valor social da cooperação e da vida comunitária. Através de um percurso pelas diversas fases do ciclo agrícola tradicional, desde o amanho das terras às colheitas e à celebração festiva destas, procurou-se recriar uma vivência comunitária e ecológica sadia, muitas vezes prejudicada pela fragmentação social, o isolamento pessoal e a artificialidade do meio que caracterizam as sociedades ditas modernas ou avançadas.
Sobre a autora
Rita Judas é formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e pela Escola Superior de Dança. Iniciou a sua carreira como bailarina na UPE Dança em 1987, com o coreógrafo Vasco Wallenkamp. Foi bailarina e coreógrafa da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (1998-2007), tendo sido responsável pelos programas pedagógicos da companhia de 2001 a 2006. Como bailarina e co-coreógrafa, participou no projecto da Companhia CIM (Companhia Integrada Multidisciplinar), em colaboração com a Associação VO'Arte e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Participou no projecto BY- PASS (workshop de Arquitectura em Diálogo com o corpo em movimento) sob a orientação de Rui Horta, em Portugal e na Alemanha. Foi formadora de Movimento Criativo e Dança Contemporânea, no projecto de criação do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. É atualmente formadora no Centro Juvenil do Monte da Caparica e professora em escolas básicas e de dança.
Ficha artística
Coreografia e pesquisa musical: Rita Judas
Cocriação e interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Daniela Andana, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Miguel Santos e Nuno Gomes
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Figurinos: Fab Dance Knitwear, Companhia de Dança de Almada
Cenografia: Francisco Araújo
Sonoplastia: Carlos Gomes
Assistente de coreógrafa e ensaiadora: Maria João Lopes
Circulação
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra - Portugal, 6 de dezembro de 2015
Festa do Avante, Seixal - Portugal, 5 de setembro de 2015
Cineteatro Municipal de Castro Verde, Castro Verde - Portugal, 16 de maio de 2015
Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro - Portugal, 3 de maio de 2015
Teatro Municipal de Bragança, Bragança - Portugal, 28 de abril de 2015
Teatro de Vila Real. Vila Real, Vila Real - Portugal, 6 e 7 de março de 2015
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 22, 23, 24, 25 de janeiro de 2015
Casa da Cultura - Teatro Stephans, Marinha Grande - Portugal, 14 de dezembro de 2014
Centro Cultural da Malaposta, Odivelas - Portugal, 16 de outubro de 2014
Auditório Fernando Lopes Graça / Parque Palmela, Cascais - Portugal, 19 de abril de 2014
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 9 de abril de 2014
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 4 de abril de 2014 (estreia)
Para entrar em contacto com a produção da Companhia clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos:
Vídeo |
60' | todos