"The bird fights its way out of the egg. The egg is the world. Who would be born must first destroy a world." Hermann Hesse, Demian
"Riot" baseia-se na ideia poética e ao mesmo tempo violenta, de que é necessário destruir um universo para fazer nascer outro – destruir um ovo para nascer um pássaro, destruir a placenta para nascer o bebé.
Tenta-se tornar dinâmica esta procura da destruição para a reconstrução, tomando como ponte de partida algumas imagens, como por exemplo a famosa peste negra, que possibilitou o renascimento; ou a teoria de Cuvier que defendia que as catástrofes (ou revoluções, como ele denominava) atingiram determinadas regiões do globo, extinguindo a fauna e flora, repovoadas posteriormente por organismos migrantes das regiões não atingidas.
Sobre o autor
Bruno Duarte é licenciado em Dança, pela Escola Superior de Dança (ESD) de Lisboa. Em 2011 foi aluno ERASMUS na ArtEZ Dance Academy, na Holanda, onde concluiu o programa "Minor Dancer". Interpretou peças de Jorge Andrade, Amélia Bentes e Madalena Victorino na ESD, e nas companhias Grupo Experimental de Dança (GED) (2011/2) e Quórum Ballet (2013). Foi bailarino na Staccato – Companhia de Dança Contemporânea (2004/11) e Companhia de Dança de Almada (2013). Foi co-criador das peças "Metamorfose" para a Culturgest (2011/2), "P48" (video-dança), apresentada na 20ª Quinzena de Dança de Almada (2012) e "5" (video-dança) apresentada nos festivais Caldas Late Night (Portugal), L'art difficile de filmer la danse (Bélgica) e InShadow (Portugal), tendo aqui sido este trabalho destacado com o prémio de melhor vÃdeo-dança em concurso - escolha do público. Foi ainda coreógrafo da peça "someone else ago", para o programa BOXNOVA do Centro Cultural de Belém (2013). Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega) e Jack Gallagher (EUA), entre outros. Entre 2004 e 2012, foi professor de dança contemporânea e ritmos urbanos em Annarella – Academia de Ballet e Dança, Medimorisa – Health Academy e na Associação de Solidariedade do Académico de Leiria.
Ficha artÃstica
Coreografia, seleção e edição musical: Bruno Duarte
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Cenografia e figurinos: Bruno Duarte
Interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Bruno Duarte e LuÃs Malaquias
Ensaiadora e assistente de coreógrafo: Maria João Lopes
Circulação
Teatro Bellini, Nápoles - Itália, 29 de novembro de 2015
Cine Teatro Municipal de Ourém, 27 de abril de 2014 (antestreia)
Fotos
20' | M/12