Das vastas lezírias aos extensos terrenos áridos e dourados do Alentejo, a calma da paisagem parece indissociável de um património inimaginável.
A peça “Olhares” foi criada no ano em que a Companhia celebrou 20 anos de atividade. Ao coreógrafo foi então lançado o desafio de dar forma à ideia de Dançar o Alentejo, partindo de uma parceria com vários grupos corais.
Na procura constante de aproximação da dança à comunidade, um novo desafio foi lançado a Nuno Gomes, em 2015, para que tradições, conhecimentos, práticas, o canto e a representação da ligação intrínseca do trabalhador com a terra viessem ao palco, envolverem-se com a dança.
Um novo espetáculo “Olhares” foi assim criado, onde as paisagens, o artesanato e a música são ponto de partida para a coreografia, rica em saberes tradicionais que se ligam e interagem com a dança contemporânea.
Sobre o autor
Nuno Gomes iniciou os seus estudos de dança em 1998. Trabalhou com a Companhia de Dança do Tejo, Companhia de Bailado da Madeira, Centro Coreográfico de Valência, Lisboa Ballet Contemporâneo. Desde 2006 é bailarino da Companhia de Dança de Almada. Trabalhou com vários professores e coreógrafos, dos quais destaca Vítor Linhares, Guilherme Dias, Palmira Camargo, Maria Palmeirim, José Grave, Pascale, Vitor Garcia, David Fielding, Patrick de Bana, Cristina Graça, Thomas Noone, Benvindo de Fonseca, Gagik Ismailian. Destaca ainda a sua participação como bailarino nas coreografias, “O Banco”, “Acirfa”, “Aman”, ”Uma noite com Ella”, “Salcapate”, ”Makeba”, ”Para que a terra não esqueça”, ”Castanheda”, “Callas”, “Casa do Rio” e “Muito Chão”. Coreografou “Dancing for pleasure” para a Companhia de Bailado da Madeira; “Entre a Necessidade e o Medo” (2008) “Olhares” (2010) e “Jogos de Letras” (2012) para a Companhia de Dança de Almada.
Ficha artística
Coreografia: Nuno Gomes
Música: Pedro Caldeira Cabral, Arvo Part
Figurinos: Fauze El Kadre e Nuno Gomes
Interpretação (elenco original): Bruno Duarte, Daniela Andana, Joana Puntel, Luís Malaquias, Nuno Gomes, Mariana Romão e Miguel Santos
Participação especial em Almada: Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó
Assistente de coreógrafos e ensaiadora: Maria João Lopes
Luminotecnia e desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Montagem musical: Nuno Gomes
Operação de som: José Pacheco
Circulação
Cineteatro Marques Duque, Mértola - Portugal, 14 de fevereiro de 2016
Fotos:
60' | M6