O medo, sentimento universal, tão avassalador quanto essencial.
Acompanha-nos diariamente e faz-nos muitas vezes questionar a nossa coragem.
Mas existem medos muito diferentes, entre materiais e abstractos, entre os que precisam de ser conquistados e os que são essenciais à sobrevivência.
“Fobos” é um mergulho no desconhecido, uma tentativa de compreender aquilo que nos assusta e porque nos assusta. É uma caixa cheia de desconhecido.
Fecha os olhos. Dá um passo em frente!
Este projeto inclui a apresentação em escolas e instituições, em versão adaptada para públicos e espaços específicos.
Sobre os autores
Bruno Duarte iniciou os seus estudos em Dança com os professores Nuno Carvalho (Hip hop) e Cláudia Cardoso (Dança Moderna), em Leiria. Em 2009 ingressa na Escola Superior de Dança, em Lisboa, na qual se licenciou em 2012. Durante o curso ingressou também na ArtEz - Institute for the Arts (Holanda), com o programa Erasmus. Profissionalmente dançou como bailarino freelancer e como bailarino de Companhias, destacando as peças "displaced episodes" de Margarida Belo Costa para a BoxNova do CCB; "Casa do Rio" e "Muito Chão" de Benvindo Fonseca, "Todo para sempre é agora" de Ricardo Ambrózio, "Re-ligações" de Rita Judas e "Jogos de Letras" de Nuno Gomes, todas para a Companhia de Dança de Almada; "Swan Lake" de Daniel Cardoso para o Quórum Ballet, "Step One" de Margarida Belo Costa para o Centro Cultural das Caldas da Rainha. Foi coprodutor e intérprete nas vídeodanças "P43", apresentada na 20ª Quinzena de dança de Almada e ".5" apresentada em países como Portugal, Bélgica, México, Brasil, Alemanha, entre outros e tendo ganho, no festival InShadow (Portugal), o prémio de melhor vídeodança em concurso - escolha do público. Como criador, apresentou já as peças "someone else ago", para Boxnova do CCB, "metamorfose" para a Culturgest, "overflow" para a EPC Dance Company e "Riot" para a Companhia de Dança de Almada. Atualmente, integra a Companhia de Dança de Almada, e é professor na Ca.DA Escola.
Ana Macara, natural de Lisboa começou em 1979 o seu percurso como bailarina, após estudar Dança Clássica com Anna Máscolo, Dança Jazz com Edgar Coronado e Contemporânea com Susanah Hayman-Shaffey e Aaron Osborn, entre outros. Integrou como bailarina e coreógrafa, o Grupo Experimental de Dança Jazz e o Grupo Atitudes e Movimentos, que dirigiu, para além de numerosos projetos para palco, diferentes espaços urbanos e televisão. Desde 1990, colabora com a Companhia de Dança de Almada como coreógrafa e assessora artística. Codiretora artística da Quinzena de Dança de Almada. Mestre em Dança pela Universidade da Carolina do Norte e Doutorada na mesma área pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde lecionou de 1983 até 2015. Aposentada como Professora Associada com agregação, integra ainda o Centro de Estudos em Artes Performativas e Pólo FMH do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança.
Maria João Lopes, é licenciada em Dança, ramo Interpretação Criação, pela Escola Superior de Dança de Lisboa e mestre em Programação e Gestão Cultural pela ULHT. Assume o cargo de professora ensaiadora e diretora de cena da Companhia de Dança de Almada desde agosto de 2004. Nasceu em Lisboa em 1977, iniciou os seus estudos de dança aos seis anos de idade na Academia de Dança de Setúbal (Portugal) sob a orientação de Maria Bessa e António Rodrigues, durante a sua formação trabalhou com diversos professores. Foi bailarina na CeDeCe Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal, participando na maioria dos espetáculos em Portugal e no estrangeiro, teve a oportunidade de trabalhar com diversos coreógrafos com destaque para, Darshan Singh Buller, Olga Roriz e Gagik Ismailian entre outros, ainda como bailarina fez parte do elenco da Dançarte Companhia de Dança, da Companhia de Dança de Almada e da Luzzo Fluidans Cia (Curitiba – Brasil). Como professora de dança trabalhou com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Estúdio Sétima Posição, Conservatório Regional do Algarve, Gaia Cia de Dança (Natal – Brasil) Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba - Brasil), Companhia de Dança de Aveiro, Companhia de Dança de Almada - Escola, Círculo de Dança de Lisboa, Coral Luísa Todi de Setúbal no Projeto Show Choir com a Maestrina Gisela Sequeira, Fórum Dança de Lisboa e Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Ficha artística
Coreografia: Bruno Duarte
Apoio à conceção do projeto: Ana Macara e Maria João Lopes
Texto: José Jorge Letria
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Figurinos: Alexandra Monteiro
Adereços e cenário: Ca.DA
Seleção e edição musical: Bruno Duarte
Assistente de coreógrafo e ensaiadora: Maria João Lopes
Interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão, Raquel Tavares
Circulação
Festival LDC - Online, 13 e 14 de novembro de 2020
Dia Mundial da Dança - Online, 29 de abril de 2020
Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 12 a 14 de dezembro de 2019
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra - Portugal, 20 de outubro de 2019
Feira Internacional de Poznań, Poznań - Polónia, 26 de junho de 2019
Teatro de Vila Real, Vila Real - Portugal, 29 de setembro de 2018
Teatro Municipal de Bragança, Bragança - Portugal, 26 de setembro de 2018
Cine-teatro Academia Almadense, Almada - Portugal, 16 a 19 de maio de 2018
Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, Sobral de Monte Agraço - Portugal, 24 de março de 2018
Forum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita - Portugal, 16 de fevereiro de 2018
Zorin Dom Karlovac, Karlovac - Croácia, 30 de novembro de 2017
Cine-teatro Academia Almadende, Almada - Portugal, 10 e 11 de outubro de 2017
Palco da Festa do Avante, Seixal - Portugal, 3 de setembro de 2017
Cine-teatro Academia Almadense, Almada - Portugal, 27 e 29 de maio de 2017
Fotos
Video
60' | M/4