As capacidades físicas e intelectuais do Ser Humano são extraordinárias. Contudo, elas constituem um regime de normalidade que é, por vezes, desestabilizado por relatos de situações em que estas mesmas capacidades foram, por alguém e nalgum momento, suplantadas. A fé na possibilidade de fixar essas capacidades sobre-humanas é a inspiração primordial das bandas desenhadas. Neste universo, alguns indivíduos desenvolvem caraterísticas mutantes e adquirem poderes que permitem que os seus corpos superem obstáculos outrora inultrapassáveis. Ao mesmo tempo, este dom deixa-os expostos e desarmados face os medos e preconceitos mais arreigados da nossa época, criando uma tensão dialética entre as figuras do herói e do condenado. Através do movimento, seis bailarinos com caraterísticas excecionais partilham uma história em comum, onde este choque se encena e o universo fantástico se desdobra em abstração.
Sobre o autor
Luís Marrafa nasceu e viveu em Schüttorf na Alemanha até ao seus nove anos. Mudou-se para Évora e depois para Lisboa, passou por Londres e neste momento vive e trabalha em Bruxelas. Desde muito cedo despertou a paixão pelo desenho e dança. Inspirado pela pintora Leonor Serpa Branco entrou na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. Desistiu do curso depois de ver “Pixel”, do coreógrafo Rui Horta, licenciando-se na Escola Superior de Dança, em Lisboa. É cofundador da companhia MARRAFA vzw e do estúdio de dança StairCase.studio em Bruxelas. Cria e produz os seus próprios trabalhos como coreógrafo, bailarino e desenhador/compositor de som, inspirando-se intuitivamente na sua experiência e no ambiente multicultural à sua volta, destacando os trabalhos “Unstable”, “Disquiet”, “IIB” (em colaboração com António Cabrita obteve o prémio de melhor fotografia no VII concurso de fotografia no Barreiro em 2008), “Untitled” (prémio da melhor performance no festival InShadow, em Lisboa em 2012), “Abstand” (nomeado para melhor coreografia pelo Prémio Autores SPA 2014) e “Home” (selecionado pela Aerowaves twenty company em 2016). Realça os artistas com quem trabalhou, Karine Ponties, Rui Horta, António Cabrita e Tânia Carvalho.
Ficha artística
Coreografia e música original: Luís Marrafa
Figurinos: Catarina Morla
Interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Raquel Tavares (estagiária)
Assistente de coreógrafo e ensaiadora: Maria João Lopes
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues
Sonoplastia: José Pacheco
Circulação
Casa da Criatividade, S. João da Madeira - Portugal, 29 de abril de 2021
Casa Delle Culture e Della Musica, Velletri – Itália, 10 de julho de 2021
Almada Forum, Almada - Portugal, 4 de outubro de 2019
Musikakademie, Bellmerin 37, Eupen - Bélgica, 1 de setembro de 2019
Parc Marie-Louise (parque), Verviers - Bélgica, 31 de agosto de 2019
Ferdinand-Schmetz-Platz (praça), Herzogenrath - Alemanha, 30 de agosto de 2019
Kaiserplatz (praça), Düren - Alemanha, 30 de agosto de 2018
Fotos
20' | M/12