Numa cidade cinzenta de ângulos rectos, suja e sem vida, homens cinzentos e sem vida atravessam a rua mecanicamente com os seus pés de marioneta.
Há uma pequena criança que, no seu quarto, sonha e deseja um mundo melhor.
De malas em punho e com uma boa disposição inabalável, os Esporos Mágicos anseiam mudar esta cidade cheia de maus hábitos.
Por muito pequeninos que sejam, estes seres vão harmonizando a forma da cidade com as cores da natureza, tornando-a viva, mutável, dando primazia àquilo que nas pessoas há de melhor: o saber, o criar e a capacidade de preservar aquilo que nos é vital e precioso.
Ficha Artística
Concepção e coreografia: Carla Albuquerque e Maria José Bernardino
Música Original: Carlos Gomes
Video: Sofia Pimentão
Marionetas: Ângela Ribeiro
Desenho de Luz: Cláudia Rodrigues
Figurinos: Atelier Dulce Correia
Intérpretes: Carla Albuquerque, Daniela Andana, Diana Rodrigues, Filipa Parrinha, Jorge Albuquerque, Maria José Bernardino e Susana Rosendo
Duração: 50'
Classificação: espectáculo infantil para maiores de 3 anos
Público escolar: pré-escolar e 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Sobre as autoras
Carla Albuquerque estuda dança clássica desde os sete anos. Teve aulas com vários professores, entre eles Michèle Destréez, Patrick Hurde, Ruth Silk e Mark de Graef . Mais tarde estudou dança moderna, jazz, sapateado e dança contemporânea. Fez vários cursos de formação complementar em dança como o Estágio Internacional de Dança de Lisboa, 14º Estágio da professora Barbara Fewster em Inglaterra, no Stage-Danse Monpellier, Master’s Class em França entre outros. Em 1998 entrou para a Escola Superior de Dança onde concluiu a sua Licenciatura em Dança-Ramo de Educação, em Junho de 2000. Desde então deu aulas de Dança Clássica, Dança Criativa e Música e Movimento para bebés em várias escolas, tendo desempenhado o cargo de Directora Pedagógica na Academia de Dança de Lisboa entre Setembro de 2003 e Julho de 2005. Participou em vários cursos e seminários dedicados ao ensino da dança em idade pré- escolar e escolar entre os quais o Estágio Pedagógico dirigido pelo professor Alain Davesne presidente da Association Française des Maîtres de Dance Classique, Movimento Improvisação e Ritmo do professor Edwin Gordon e A Dança no Ensino Obrigatório, orientado pelo prof Maurizio Padovan, entre outros.
Maria José Bernardino nasceu em Almada em 1971. Em 1983 iniciou a sua formação em Dança na Academia Almadense com as professoras Teresa Resende e Maria Franco. Em 1985 integrou os cursos de formação profissional na escola de dança da Companhia de Dança de Lisboa. De 1990 a 1999 foi bailarina na Companhia de Dança de Almada, onde destaca o trabalho com Clara Andermatt, Amélia Bentes, Jordi Cortés Molina e Peter Michael Dietz. Frequentou o curso de iniciação Teatral em 1994 e foi intérprete e co-criadora de todas as peças de Maria João Garcia até 1998. Como bailarina independente fez parte dos trabalhos de Yolanda Alves “Dança com Lorca” e do projecto “Empty Box” juntamente com Cláudia Dias e Maria João Garcia. Foi bailarina da Associação Cultural Ninho de Víboras. Desde 1999 que lecciona Dança Criativa, Clássica e Contemporânea na Escola da Companhia de Dança de Almada.
Circulação
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 9 de outubro de 2016 (versão adaptada à Ca.DA Escola)
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada - Portugal, 22 de maio de 2016 (versão adaptada à Ca.DA Escola)
Auditório Fernando Lopes Graça-Parque Palmela, Cascais, 29 de Abril de 2012
Auditório dos Paços da Cultura, São João da Madeira, 14 de Janeiro de 2012
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada, 15, 17 e 18 de Dezembro de 2011
Museu do Oriente, Lisboa, 10 e 11 de Dezembro de 2011
Auditório Municipal do Seixal, 23 de Novembro de 2011
Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada, 22 e 23 de Janeiro de 2011 | estreia