20' | todos
Baseado no conto de Patrício Troncal (Hugo Mário), “Galileu, o rapaz triste, muito triste, que matou Ernesto Vrum”, pretende dar a conhecer as particularidades deste rapaz especial.
“Galileu” é sobre um desejo inalcançável, intocável, um desejo que se torna numa obsessão. As personagens que nascem a partir do conto são Galileu e a imagem refletida daquilo que não consegue ser e deseja alcançar.
Os opostos são uma constante, surgindo simultaneamente o deleite e o enamoramento, contraposto com a frustração e um agudo sentimento de desespero. A obsessão surge sob a forma de sonho lúcido, conduzindo à eventual aceitação e resignação.
Sobre as autoras
Beatriz Fernandes Rousseau nasceu a 15 de dezembro de 1988 em Lisboa, Portugal. Iniciou os estudos de bailado em 1999, sob orientação de Margarida de Abreu. De 2006 a 2008 participou como intérprete nos espectáculos "Quebra-Nozes", "Cinderela" e "Noite de Zarzuelas", no Funchal, com a Companhia de Dança da Madeira, sob orientação de Carlos Fernandes e Marta Atayde. Em 2007 trabalhou com a companhia Dançarte, integrando o projecto "Segredo de Chá". Em 2008 trabalhou com a Companhia Vortice Dance nos espectáculos "Aquarius" e "Sleeping Buda". Em 2009 licenciou-se em Dança pela Escola Superior de Dança e entrou para a Companhia de Dança de Almada, sob orientação de Maria Franco, onde trabalhou com os coreógrafos Nuno Gomes, Ana Macara e Benvindo Fonseca. Trabalhou com os seguintes mestres: Maria João Salomão, José Grave, Yuri Chantal, Rui Reis, Victor Garcia, Ruth Silk, Cristina Graça, Paulo Manso, César Moniz, Amélia Bentes, Alexey Fokine, Teresa Ranieri, Margarida Bettencourt, Guilherme Dias e Sílvia Nevjinsky.
Daniela Andana é licenciada em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana (2005), e em Dança pela Escola Superior de Dança (2008), tendo concluído o último semestre em Danshogskolan, na Suécia, onde trabalhou com Camilla Ekelof. Na Escola Superior de Dança, destaca o trabalho com Amélia Bentes, Claire Pençak e Ludger Lamers. Participou em workshops/performances com diferentes professores e coreógrafos dos quais destaca: Hélder Seabra, Filipa Francisco, Margarida Mestre, Teresa Ranieri, Maria José Bernardino, Peter Michael Dietz, Stephan Jurgens, Arlett Huntz, Wayne Mcgregor, Will Swanson e Natalia Timonaeva. Como bailarina interpretou peças infantis, e desde 2010 é bailarina da Companhia de Dança de Almada. Como coreógrafa criou “Para Além da Imagem” (2009) e “Acasos” (2011). Em 2011 foi co-autora da peça “Galileu” com Beatriz Rousseau, estreia integrada na programação 19ª Quinzena de Dança de Almada.
Ficha Artística
Criação e interpretação: Beatriz Rousseau e Daniela Andana
Música: Anja Garbarek, Arvo Part, Michael Galasso, Naragonia, Gustavo Santaolalla, Paris Cafe
Sonoplastia: Daniela Andana
Figurinos: Daniela Andana e Diana Rodrigues
Circulação
Praça do Mercado 1º de Maio, Barreiro, 31 de agosto de 2013
Festival Plataforma.hr / Parque Zrinjevac, Zagreb - Croácia, 29 de abril de 2013
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa, 10 de julho de 2012
Para entrar em contacto com a produção da Companhia clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos