Inspirada na música tradicional portuguesa, esta criação tem por base a diversidade da cultura nacional.
"...precisava dançar também as minhas raízes lusas. E aqui nasce «Casa do Rio»..., do desejo de estilizar as danças tradicionais portuguesas. Há influências dos pauliteiros, da chula, do corridinho do Algarve, do fandango, das danças do Minho... No fim, uma paisagem para todos nós: o Portugal cosmopolita que não perdeu a sua identidade, que se viu colorido e reforçado pela riqueza das diferenças." Benvindo Fonseca
Este bailado, uma homenagem póstuma a Francisco Ribeiro, dos Madredeus, faz parte de uma trilogia alusiva às raízes do coreógrafo. Dela fazem parte as peças “Edzer” (África), “Casa do Rio” (Portugal) e um terceiro bailado, “Muito Chão” (Índia). Todas as peças têm em comum músicas étnicas e uma busca constante de casa. Com a trilogia, Benvindo Fonseca comemora 30 anos de carreira.
Sobre o autor
Benvindo Fonseca estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, Escola da Fundação Gulbenkian, Nova York, Londres e Paris. Dançou no Grupo Sétima Posição como Solista na Companhia de Dança de Lisboa, como Solista no Ballet Gulbenkian onde foi promovido a primeiro a 1º bailarino e onde trabalhou com Mats Ek, Jiri kylian, Hans Van Manem, Orad Naharin, Itzik Galili, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Paul Taylor, Christopher Bruce, Nacho Duato entre outros.
Foi Co-Fundador Director Artístico e Coreografo do Lisboa Ballet Contemporâneo onde coreografou “Uma Noite” com Ella Fitzegerald, “Callas”, “Mermurio”, “Onigen”, “Casa de Bernarda Alba”, “Mar” com música tocada ao vivo pelo grupo Madredeus.
Coreografou também para o Teatro D. Maria II, “O Bando” e Teatro Experimental do Porto. Coreografou para o Ballet Gulbenkian, Companhia de Bailado Contemporânea, Companhia de Dança de Almada, Companhia de Dança de Évora, Stadttheater Hildesheim, Ópera de Berlim (Alemanha) e para o Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança e Academia de Dança Clássica Pirmin Treku. Participou em Galas Internacionais em São Pantaleo, Madrid, Sevilha, Miami.
Os seus bailados foram dançados em Espanha, Itália, Alemanha, E.U.A., Cuba, Brasil, Grécia, Polónia. Destaca o solo a “Dança Árabe” de Tchaikovsky, tocado ao vivo por Maria João Pires e o pas de deux “Povo que lavas no rio” tocado ao vivo por Amália Rodrigues, na Mãe D'Água, Lisboa (1997).
Entre os vários prémios que recebeu sobressaem “Jovens na Criatividade" da ONU (1993), tornando-se Embaixador da Boa Vontade da organização; prémio de carreira atribuído pela Associação Primo-Canto (2002); prémio de carreira atribuído pela Câmara Municipal de Oeiras e Revista Dança (2009); prémio pelo projecto coreográfico “Ciranda”, atribuído pela Câmara Municipal de Oeiras (2010).
Ficha Artística
Coreografia: Benvindo Fonseca
Música: Francisco Ribeiro, Danças Ocultas, Galandum Galundaina, Teresa Salgueiro, Arvo Part
Figurinos: Hobbes A. Góbiras
Cenário: "Vox Populi", Paula Rousseau
Desenho de Luz: Paulo Graça
Sonoplastia: José Pacheco
Interpretação (elenco original): Beatriz Rousseau, Carla Jordão, Débora Queiroz, Daniela Andana, Luciano Fialho, Lucinda Saragga, Luís Malaquias, Nuno Gomes, Sofia Silva
Ensaiadora: Maria João Lopes
Execução de cenário: Camilo António Brazona, Deodata Saião
Circulação
Teatro José Lucio da Silva, Leiria, Portugal, 5 de junho de 2015
Forum Cultural José Manuel Figueiredo, Moita, 28 de fevereiro de 2015
Inside-Out Theatre, Beijing - China, 14 de novembro, 2014
DaGuan Theatre, Xangai - China, 6 e 7 de novembro, 2014
SongCheng Theatre, Hangzhou - China, 31 de outubro, 2014
Teatro Metrópole, Taubaté, Brasil, 22 e 23 de novembro de 2013
Teatro Sesi, Goiânia, Brasil, 16 de novembro de 2013
Forum Municipal Luísa Todi, Setúbal, Portugal, 1 de junho de 2013
Centrum Sztuki Mościce - Dance Theatre Festival Open Stage, Tarnów - Polónia, 27 de outubro de 2012
Auditório Fernando Lopes-Graça, Cascais, Portugal, 6 e 7 de julho de 2012
Teatro de Vila Real, Vila Real, Portugal, 8 de junho de 2012
Cine-Teatro Municipal de Castro Verde, Castro Verde, Portugal, 4 de maio de 2012
Auditório Municipal do Seixal, Seixal, Portugal, 26 de novembro de 2011
Centro Cultural Malaposta, Odivelas, Portugal, 5 e 6 de novembro de 2011
Teatro Municipal de Bragança, Bragança, Portugal, 21 de outubro de 2011
Festa do Avante, Seixal, Portugal, 3 de setembro de 2011
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco, Portugal, 20 de Maio de 2011
Teatro Municipal de Almada, Portugal, 15 de maio de 2011
Para entrar em contacto com a produção da Companhia clique Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fotos
Vídeo
60' | M6
Apoio à produção