Inspirada nas multidões sorridentes da pintura de Yue Minjun, em "A Universal Weakness" Carla Jordão deixa dois bailarinos dançarem durante 40 minutos com a mesma expressão facial estampada.
Como é que estes momentos emotivos de stress e pressão, e presumivelmente dolorosos, sob os quais o rosto é mantido, se expressam fisicamente? Que humor emergirá quando o sorriso no palco se tornar a norma? Quando o nosso sorriso involuntário encontrar um sorriso arbitrário e culturalmente imposto?
Sobre a autora
Carla Jordão licenciou-se em Dança no Ramo de Espetáculo na Escola Superior de Dança de Lisboa e completou o seu Master em Coreografia na Folkwang Universität der Künste, na Alemanha. Desde então, tem trabalhado como bailarina e coreógrafa para numerosas companhias nacionais e estrangeiras. Durante vários anos trabalhou como bailarina e coreógrafa na Companhia de Dança de Almada. Como coreógrafa, os seus trabalhos foram apresentados em diversos festivais, tendo ganho vários prémios. Desde 2017 que é membro da equipa da rede de coreógrafos Barnes Crossing, em Colónia. Atualmente, trabalha com vários artistas como bailarina, coreógrafa e dramaturga, na Alemanha e em Portugal.
Ficha artÃstica
Coreografia: Carla Jordão
Interpretação: Bruno Duarte e LuÃs Malaquias
Design de som: Timm Roller
Apoio conceptual: Katharina Geyer
Luzes: Wolfgang Pütz
Produção: Ellen Brombach
Fotografia e design de comunicação: Alessandro de Matteis
Coprodução de Carla Jordão e Companhia de Dança de Almada.
Circulação
Teatro Mascarenhas Gregório, Silves - Portugal, 8 de fevereiro de 2020
Barnes Crossing, Colónia - Alemanha, 20 de dezembro de 2019
Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Experimental, Almada - Portugal, 3 de outubro de 2019
TanzFaktur, Colónia - Alemanha, 7 de julho de 2019
Fotos
Apoio
Aprox. 40' | M/12