Existem temas que cruzam a Ciência e a Arte na sua pesquisa. A procura de resposta à questão da motivação para os comportamentos humanos é uma delas. Por que é que, perante determinada situação, tomamos as decisões que tomamos e como é que esse processo se desenrola?
“Amebas Traidoras” surge com base na abordagem multidisciplinar a esta questão por Robert Sapolsky, autor premiado pela MacArthur Foundation, e Professor de Biologia e Neurologia na Universidade de Stanford.
Numa peça para dois intérpretes, Luís Malaquias procura materializar as palavras de Sapolsky nos corpos dos bailarinos, na tentativa de entender os motivos por detrás de alguns dos comportamentos mais fraturantes e devastadores de que o ser humano é capaz. Debruça-se sucintamente sobre quatro temas que estruturam a vida em comunidade: Cultura, Evolução, Cooperação e Dicotomia ou Demarcação “Nós/Eles”.
Criação: Luís Malaquias
Cocriação e interpretação: Bruno Duarte e Luís Malaquias
Texto: a partir de “Comportamento”, de Robert Sapolsky
Música: Daniel Martinho
Desenho de luz: Stageplot
Ensaiadora e assistente de coreógrafo: Maria João Lopes
Agradecimento: Ana Lázaro e Mateus Gomes
Luís Malaquias iniciou a sua formação em Leiria, na Annarella Academia de Ballet e Dança e no Clube Académico de Leiria. Licenciou-se pela Escola Superior de Dança, do I.P. de Lisboa em 2012 e, desde então, trabalhou como bailarino com os coreógrafos Benvindo Fonseca, Daniel Cardoso, Carla Jordão, Ricardo Ambrósio, Bruno Duarte, Nuno Gomes, Margarida Belo Costa, Elson Ferreira, São Castro e António Cabrita, Luís Marrafa, Julia Ehrstrand, entre outros, enquanto freelancer, no Quórum Ballet - Companhia de Dança Contemporânea e na Companhia de Dança de Almada (Ca.DA). Coreografou as peças "A Invenção da Resposta", com Bruno Duarte, e "Qu'ils mangent de la brioche: #publicperception" para a Companhia de Dança de Almada. Neste contexto teve oportunidade de dançar em múltiplos palcos de Portugal continental, Madeira, Polónia, Croácia, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Roménia, Holanda, Luxemburgo, Brasil e China. Lecionou regularmente dança contemporânea entre 2010 e 2018 na Annarella - Academia de Ballet e Dança; Arabesque - Academia de Dança e Quórum Academy. Lecionou, no mesmo período e sobre o mesmo tema ou enquanto coreógrafo convidado, workshops em várias escolas da zona de Lisboa, incluindo a Escola Superior de Dança, o Centro de Artes de Marvila e a escola Almadança. Em 2018 desenvolveu, na Ca.DA, um projeto de videodança, que se concretizou nos filmes "The Art of Losing" da realizadora Cristina Ferreira Gomes sobre a peça homónima de São Castro, e "Sete Dias de Inverno", do realizador Henrique Câmara Pina, sobre a peça "Inverno", de Bruno Duarte. Atualmente é bailarino do elenco fixo da Ca.DA e aluno do terceiro ano de licenciatura em Osteopatia da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, I.P. da Lusofonia.
Circulação
LINOTIP – Centru Independent Coregrafic, Bucareste - Roménia, 8 de setembro de 2023
HaParsa Center for Performing Arts (MASH), Jerusalém - Israel, 7 de dezembro de 2022
Barnes Crossing, Colónia - Alemanha, 22 de maio de 2022
Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense, Almada - Portugal, 1 de outubro de 2021
24' | M12