Agenda

11 Jul 2025;
09:00PM -
Apresentação dos trabalhos criativos do EAE
12 Jul 2025;
09:00PM -
Apresentação dos trabalhos criativos do EAE
14 Jul 2025;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2025 | Semana 1
14 Jul 2025;
10:30AM - 11:45AM
States of Motion – Contemporary Dance as Exploration | Workshop
14 Jul 2025;
09:30PM - 10:25PM
"The Process of Burning in Reverse"
14 Jul 2025;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2025 | Semana 1
15 Jul 2025;
10:30AM - 11:45AM
States of Motion – Contemporary Dance as Exploration | Workshop
14 Jul 2025;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2025 | Semana 1
14 Jul 2025;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2025 | Semana 1
14 Jul 2025;
09:00AM - 05:00PM
Curso de Verão 2025 | Semana 1

Newsletter

I agree with the Privacy policy

Partillha

Facebook TwitterGoogle BookmarksLinkedin

logotipo Companhia Escola simbolo cor 

 

7 de junho de 2025
Auditório Osvaldo Azinheira - Academia Almadense

 

Na Prova da Aptidão Artística as alunas finalistas do Curso Secundário do Ensino Artístico Especializado de Dança | 8.º GRAU EAE apresentam, em palco, um projeto demonstrativo de conhecimentos e competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo da sua formação na Ca.DA Escola.

 

La Bayadère - Nikiya Variation

Coreografia: Marius Petipa
Adaptação: Susana Matos
Intérprete: Inês Costa
Música: Ludwing Minkus - English Chamber Orchestra
Figurinos: Ca.DA Escola | Duração: 1’50’’

 

Raymonda Variation

Coreografia: Marius Petipa
Adaptação: Susana Matos
Intérprete: Maria Lopes
Música: Alexander Glazunov - English National Ballet Philharmonic
Figurinos: Atelier Dulce Correia
Duração: 3’05’’

 

D. Quixote - Kitri Variation

Coreografia: Marius Petipa
Adaptação: Susana Matos
Intérprete: Maria Violeta Gonçalves
Música: Ludwing Minkus - Sofia National Opera Orchestra
Figurinos: Atelier Dulce Correia
Duração: 2’22’’

 

PAUSA PARA AVALIAÇÃO

 

Agarra a minha mão e… (excerto)

Conceção: Tiago Manquinho
Coreografia: Tiago Manquinho em colaboração com os intérpretes da Companhia de Dança de Almada
Intérpretes: 1.º - Inês Costa | 2.º - Maria Lopes | 3.º - Maria Violeta Gonçalves
Música: “Bird Guhl”, Antony and the Johnsons, ANOHNI
Desenho de luz: Hugo Franco e Paulo Santos - Stageplot
Edição musical e figurinos: Tiago Manquinho
Duração: 4’55’’ x3

De uma perspetiva europeia, muito daquilo que era tido como garantido deixou de ser percebido como tal. Como anjos caídos, aterramos numa realidade há muito ignorada ou da qual nos sentíamos protegidos. Sentimo-nos expostos e vulneráveis. Sentimos o chão debaixo dos nossos pés a quebrar. O nosso sentimento de confiança está abalado.
Os anjos caídos perderão a graça e a proteção do seu Deus. Porém, não só sentem vulnerabilidade, dor e tristeza, como descobrem pertença, prazer e amor.

 

PAUSA PARA AVALIAÇÃO

 

CRIMEPENSAR

Coreografia: Inês Barros
Intérprete: Inês Costa
Música: “The Dream of Life”, Alan Watts
“Easy On The Bones”, Svarte Greiner
Edição musical, figurinos e desenho de luz: Inês Barros
Desenho de luz: Paulo Santos
Duração: 5’42’’

Baseado no livro “1984” de George Orwell, “CRIMEPENSAR” é atraído não só pelo próprio enredo da obra literária, bem como pela sensação de limitação de pensamento, pela vontade de romper e de se manifestar em silêncio. “Quando não há testemunhos exteriores que possamos tomar como ponto de referência, até os contornos da nossa própria vida perdem nitidez.”

 

Maria

Coreografia: Luís Malaquias, para a Maria
Co-criação e interpretação: Maria Lopes
Texto: Maria, pela mão do Luís, a partir de "Ponto da Situação", de Tim Etchells
Música: Maria gostou, Luís decidiu, a partir de "Hey Jude", dos Beatles
Figurino: Maria, por sugestão do Luís
Desenho de luz: Paulo
Duração: 5’ a 7’

A Maria não existe, mas esta é a sua biografia.

 

Eyes on me

Coreografia: Catarina Casqueiro
Intérprete: Maria Violeta Gonçalves
Música: “Shed”, LVDF e “Dropped soul”, Murcof
Edição musical e figurinos: Catarina Casqueiro
Desenho de luz: Paulo Santos
Duração: 5’07’’

O título “Eyes on Me” encerra um duplo significado. Por um lado, remete ao olhar externo, estar sob observação, julgamento ou escrutínio, evocando sentimentos de vergonha, exposição e desconforto. Por outro, pode ser interpretado como um apelo por atenção ou uma exigência de visibilidade, uma manifestação silenciosa de alguém que, apesar de procurar esconder-se, anseia ser visto ou compreendido.
Este contraste entre o desejo de desaparecer e a necessidade de ser reconhecido revela um conflito interno profundo: o receio do julgamento versus a vontade de afirmação. É nesse território ambíguo que a obra se desenvolve, explorando as tensões entre vulnerabilidade e afirmação da identidade.

 

PAUSA PARA AVALIAÇÃO

 

Amore e Psiche

Coreografia: Inês Costa
Intérpretes: Joana Gonçalves 7.º GRAU EAE e Maria Lázaro 5.º GRAU EAE
Música: Antonio Vivaldi, György Fischer, Cecilia Bartoli
Edição musical, desenho de luz e figurinos: Inês Costa
Duração: 8’

Eros, Deus do amor segundo a mitologia grega, apaixona-se por uma mortal, Psique, que se torna na sua esposa. No entanto, esta não pode saber da sua divindade e então Eros impõe uma única regra: Psique nunca o poderá ver.
Apesar de originalmente esta condição não implicar com a sua felicidade, ao longo do tempo Psique deixa-se afetar por pensamentos e inseguranças que a levam a suspeitar de Eros.
Assombrada pela possibilidade de viver numa felicidade irreal, Psique luta contra os seus pensamentos, tentando retornar à paz que vivera antes da sua incerteza. No entanto, acaba por ser consumida pela ideia de descobrir a verdade, aproveitando a escuridão da noite para se libertar.

 

Nice Knowing You

Coreografia: Maria Lopes
Intérpretes: António Duarte 6.º GRAU EAE e Marta Santos 5.º GRAU EAE
Música: “Nice Knowing You”, Russ Carlyle
“I’ll Be Seeing You” e “Good Morning Heartache”, Billie Holiday
Edição musical, desenho de luz e figurinos: Maria Lopes
Duração: 10’

It was nice knowing you,
I can't believe it’s true that were parting
Nice knowing you
goodbye to all the dreams we were starting | Russ Carlyle

 

Quiet people have the loudest minds

Coreografia: Maria Violeta Gonçalves
Intérpretes: Margarida Rodrigues 6.º GRAU EAE e Mariana Torres 7.º GRAU EAE
Música: Anna Caragnano e Donato Dozzy, Maria Arnal e John Talabot
Edição musical, desenho de luz e figurinos: Maria Violeta Gonçalves
Duração: 9’30’’

A ansiedade é uma resposta normal ao stress e à perceção de perigo no dia a dia, tendo como objetivo ativar um estado de prontidão que permita uma intervenção adequada perante os desafios quotidianos. No entanto, quando os níveis de ansiedade ultrapassam os limites apropriados, esta pode apoderar-se de nós e condicionar negativamente o nosso comportamento. O que poderia ser uma fonte de luz transforma-se em ruído, sombras e submissão.

 

Júri: Ângelo Cid Neto, Bruno Duarte, Carla Albuquerque, Raquel Tavares e Rita Carpinteiro

 

EAE - ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

 

Direção: Maria Franco

Coordenação pedagógica: Carla Albuquerque

Produção: Inês Barros

Comunicação: Armanda Capinha, Ísis Gomes

Fisioterapia: Cristina Costa

Secretariado: Tânia Branco

 

Siga-nos:

  facebook logo RGB Blue 58

 

A Companhia de Dança de Almada é financiada por:

 

RP Cultura Vertical 

 

dgartes vertical cmyk 

 

CMA Horizontal Cor CMYK

 

DGEstE

Headquarters

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 583 175

E-mail: geral(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 10AM to 1PM | 2:30PM to 6PM

Ca.DA Escola

Rua Manuel de Sousa Coutinho, 11

2800-163 Almada, Portugal

Tel: +351 212 500 145

E-mail: escola(@)cdanca-almada.pt

Mon. to Fri., 4PM to 8PM

Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival

E-mail: quinzena(@)cdanca-almada.pt

Support

REPUBLICA PORTUGUESA CULTURA branco

dgartes horizontal PB cinza fundos escuros